Antônio Gomide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Antônio Gomide (desambiguação).
Antônio Gomide
Nascimento 3 de agosto de 1895
Itapetininga
Morte 31 de agosto de 1967 (72 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação pintor

Antônio Gonçalves Gomide (Itapetininga, 3 de agosto de 1895Ubatuba, 31 de agosto de 1967) foi um pintor, desenhista, gravador e professor brasileiro

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Irmão da artista Regina Gomide Graz, esposa de John Graz, Antonio Gomide estuda artes plásticas em Genebra, para onde sua família havia se transferido em 1913. Na Suíça, estuda com Ferdinand Hodler e Gillard, na Academia de Belas Artes de Genebra. Freqüenta também a Escola de Comércio dessa cidade, onde conhece o crítico de arte Sérgio Milliet. Realiza contínuas viagens pela Europa, freqüentando os ateliês de Picasso, Braque, Lhote e Severini.

Fixa-se definitivamente no Brasil em 1929, associando-se rapidamente ao movimento de renovação das artes plásticas, preconizado com a Semana de Arte Moderna de 1922, ao lado de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e outros. Foi membro-fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna (1932). Participou do Salão dos Independentes de Paris, da I Exposição de Arte Moderna e da I Bienal Internacional de São Paulo (1951).

    Como cenógrafo, participou dos filmes Candinho e Sinhá Moça, ambos dos estúdios Vera Cruz.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Divisão de Artes Plásticas (1996). Acervo da Pinacoteca Municipal. São Paulo: Centro Cultural São Paulo. 71 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.