Antônio Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Antônio Pedro
Antônio Pedro, 2011 (foto:Marina Ofugi/MinC)
Nome completo Antônio Pedro Borges de Oliveira
Nascimento 11 de novembro de 1940 (76 anos)
Rio de Janeiro|RJ
Ocupação Ator e Diretor
Cônjuge Andrea Bordadagua
IMDb: (inglês)

Antônio Pedro Borges de Oliveira (Rio de Janeiro, 11 de novembro de 1940) é um ator, diretor, roteirista e produtor brasileiro. Foi casado com a atriz Margot Baird, é pai das atrizes Alice Borges e Ana Baird (também conhecida como Ana Magdalena ou Ana Borges), atualmente casado com a Atriz e Maquiadora Andrea Bordadagua e pai de Fabio Borges.

Em 1960 começa sua carreira trabalhando como ator, contra-regra e como assistente de direção. Entre 1961 e 1965, começa sua formação em Paris, participa de vários cursos e workshops de interpretação. Em 1983, como militante do "Partido Democrático Trabalhista" (PDT), é nomeado diretor de teatros da "Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro" (Funarj). Em 1986 é nomeado o primeiro Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em 1989 é nomeado Secretário Municipal de Cultura de Volta Redonda. Em 1990 é candidato a deputado estadual pelo PDT. Em 1993, coordenador do projeto Teatro na Uerj, cria, produz e encena 17 espetáculos, vídeos, palestras, e levanta recursos para as obras do Teatro Odylo Costa Filho.

Carreira[editar | editar código-fonte]

No cinema[editar | editar código-fonte]

Na televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. GShow (29 de abril de 2015). «Dani Calabresa aceita desafio de Fabiana Karla em lançamento do Zorra». Consultado em 4 de maio de 2015  Texto "publicado" ignorado (ajuda); Texto "Globo.com" ignorado (ajuda)