Saltar para o conteúdo

Antônio, 13.º príncipe de Ligne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Antônio de Ligne)
Antônio
13.º Príncipe de Ligne
Período3 de março de 1985
a 21 de agosto de 2005
Predecessor(a)Baudouin
Sucessor(a)Miguel
Dados pessoais
Nascimento8 de março de 1925
Bruxelas, Bélgica
Morte21 de agosto de 2005 (80 anos)
Castelo de Beloeil, Beloeil, Bélgica
Nome completo
Antônio Maria Joaquim Lamoral
CônjugeAlice de Luxemburgo
Descendência
Miguel, 14.º Príncipe de Ligne
CasaLigne
PaiEugênio II, 11.º Príncipe de Ligne
MãeFilipina de Noailles
ReligiãoCatolicismo
Brasão

Antônio Maria Joaquim Lamoral (em francês: Antoine Marie Joachim Lamoral; Bruxelas, 8 de março de 1925Beloeil, 21 de agosto de 2005), foi um príncipe belga, 13º Príncipe de Ligne, filho de Eugênio II, 11º príncipe de Ligne, e de sua esposa, a princesa Filipina de Noailles.

Biografia

[editar | editar código]

Antônio de Ligne era o segundo filho e o caçula de quatro filhos de Eugênio II, 11º Príncipe de Ligne (1893-1960) e Philippine de Noailles (1898-1991), filha de François de Noailles, 10.º Príncipe de Poix e de Madeleine Dubois de Courval.

Antônio de Ligne e sua família assumiram então a gestão da Beloeil. As ruas que levam à prefeitura são decoradas e ladeadas por arcadas de primavera. As janelas das casas e do castelo exibem as bandeiras da Bélgica e de Ligne A multidão invade a praça principal, a entrada e os relvados do castelo. A procissão é saudada por La Brabançonne . Ostentando uma barba de explorador e vestido com o uniforme dos integrantes da expedição, Antônio de Ligne é recebido pelo prefeito Jean Dulac, políticos municipais, escolares, grupos patrióticos, associações culturais e folclóricas locais, reitor de Beloeil etc.[1]

O lote mais antigo era uma jaqueta de caça faille na cor coral, datada dos anos 1715-1720. A maior parte desse guarda-roupa durou dois séculos, de 1740 a 1940. Sua origem principesca explicava o requinte de cada traje. Esses banheiros estavam pouco gastos. A frescura dos tecidos foi também fruto do cuidado com que foram guardados. Nem todas as moedas foram necessariamente usadas em Beloeil: notas manuscritas ou números bordados indicavam que algumas vieram de legados dos príncipes de Ligne. Um exemplo: o lote 210 consistia em 50 pares de luvas que pertenceram à Princesa de Poix, avó de Antônio, durante o Segundo Império e a Belle Époque.[2]

Referências

  1. «Ligne 3». genealogy.euweb.cz. Consultado em 27 de setembro de 2021 
  2. «Château de Belœil». www.chateaudebeloeil.com. Consultado em 27 de setembro de 2021