Anthocerotopsida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAnthocerotopsida
Espécimes do género Anthoceros mostrando gametófitos talosos com numerosos esporófitos.

Espécimes do género Anthoceros mostrando gametófitos talosos com numerosos esporófitos.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Subreino: Embryophyta
Superdivisão: Bryophyta sensu lato
Divisão: Anthocerotophyta
Stotler & Stotl.-Crand., 1977[1]
Classe: Anthocerotopsida
de Bary ex Jancz., 1957
Ordens

Anthocerotopsida é uma classe de antóceros (Anthocerotophyta) que agrupa todas as espécies daquele grupo com excepção das pertencentes ao género Leiosporoceros (inserido na classe Leiosporocerotopsida).

Descrição[editar | editar código-fonte]

A classe Anthocerotopsida de Bary ex Jancz., 1957 caracteriza-se pela presença de poros de mucilagem na face ventral do talo das plantas jovens e adultas (excepto em Notothylas). Formam-se colónias globosas de cianobactérias do género Nostoc na região ventral do talo e está presente um bem desenvolvido cloroplasto com pirenoide central (que pode faltar em algumas espécies), com ou sem compartimentação, ou em alternativa existem vários cloroplastos por célula. Esporogónio com suturas obsoletas, uma recoberta por poucas camadas de células assimiladoras, um arquespório com uma camada de tétradas grandes entremeadas por escassos pseudoelatérios pequenos e ramificados ou longos e espiralados, com uma columela bem desenvolvida (excepto em Notothylas). Esporos normalmente em tétradas tetraédricas, ornamentadas.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A classe Anthocerotopsida inclui as seguintes ordens:

Notas

  1. Stotler, Raymond E.; Barbara J. Candall-Stotler (1977). «A checklist of the liverworts and hornworts of North America». American Bryological and Lichenological Society. The Bryologist. 80 (3): 405–428. JSTOR 3242017. doi:10.2307/3242017 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.