Anthony Eden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Anthony Eden
Anthony Eden
Primeiro-ministro do Reino Unido
Mandato 7 de Abril de 1955
até 9 de Janeiro de 1957
Antecessor(a) Winston Churchill
Sucessor(a) Harold Macmillan
Vida
Nascimento 12 de junho de 1897
Condado de Durham
Morte 14 de fevereiro de 1977 (79 anos)
Salisbury
Dados pessoais
Primeira-dama Beatrice Beckett
Clarissa Eden, Condessa de Avon
Partido Partido Conservador
Profissão Político

Robert Anthony Eden, 1° Conde de Avon KG, MC, PC (12 de junho de 1897, Durham14 de janeiro de 1977, Salisbury, Wiltshire) foi um político britânico. Foi embaixador durante a Segunda Guerra Mundial e Primeiro-Ministro entre 7 de abril de 1955 a 9 de janeiro de 1957.

Primeiro-ministro britânico, nascido em 1897, foi deputado conservador desde 1923, várias vezes ministro, nomeadamente ministro para os Assuntos da Sociedade das Nações, ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1935 e 1938, ministro dos Domínios, ministro da Guerra e novamente ministro dos Negócios Estrangeiros durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o seu primeiro mandato como ministro dos Negócios Estrangeiros apresentou a sua demissão como protesto contra o apaziguamento em relação à Alemanha Nazi e à Itália fascista em 1938.

Anthony Eden cumprimentando o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, durante a Conferência de Quebec, em agosto de 1943.

Após a Segunda Guerra Mundial participou na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. Em 1951 acumulou as funções de vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1954, colaborou no fim da guerra da Indochina, na Conferência de Genebra e na criação da SEATO (Organização do Tratado do Sudoeste Asiático).

Finalmente, foi eleito primeiro-ministro em 1955, substituindo Winston Churchill. Durante o seu mandato, deu-se a crise do Suez em 1956, em que a Inglaterra se viu envolvida por ser um dos principais accionistas do canal do Suez, sentindo-se fortemente prejudicada com a nacionalização deste canal pelo Egipto de Gamal Abdel Nasser. Esteve, então, envolvido num ataque ao Egito juntamente com a França e Israel, acabando por terem de se retirar do território, sob pressão dos Estados Unidos e da União Soviética. Em 1957, Eden demitiu-se de primeiro-ministro por motivos de saúde.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anthony Eden
Commons
O Commons possui multimídias sobre Anthony Eden


Precedido por
Winston Churchill
Primeiro-ministro do Reino Unido
1955 — 1957
Sucedido por
Harold Macmillan



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.