Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fábrica da Baleia de Porto Pim
Proprietário atual Observatório do Mar dos Açores
Website Site oficial
Geografia
País  Portugal
Cidade Horta
Localidade Monte da Guia, Angústias
Fábrica da Baleia de Porto Pim
Fábrica da Baleia de Porto Pim
Fábrica da Baleia de Porto Pim

A Fábrica da Baleia do Porto Pim localiza-se no Monte da Guia, na freguesia das Angústias, cidade e concelho da Horta, na ilha do Faial, nos Açores. Trata-se de uma antiga instalação industrial ligada à baleação no arquipélago.

História[editar | editar código-fonte]

A indústria ligada à baleação no Faial evoluiu rapidamente de uma atividade quase incipiente para uma indústria que trouxe riqueza e prosperidade, a ponto de nesta ilha terem existido duas fábricas no mesmo setor.

A mais antiga e a primeira do seu género na ilha foi fundada em finais do século XIX, tendo operado até princípios do século XX, quando se procedeu à construção de uma unidade melhor adaptada às novas exigências industriais.

A nova fábrica foi construída em 1941 e operou até 1975. Foi uma unidade que já trabalhava a vapor usando autoclaves, técnica que permitia não apenas um mais rápido processamento da carcaça da baleia, como um integral aproveitamento da mesma.

Atualmente inativada, uma vez que Portugal aderiu à legislação internacional de proibição de caça à baleia, foi restaurada e transformada num museu destinado à demonstração, não só do tema: "Caça à Baleia", mas também de outros assuntos ligados ao mar, transformando assim uma das suas valências em "Centro do Mar".

O imóvel encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo DRR nº 13/84/A, publicado no Jornal Oficial nº 77 de 31 de março de 1984.

O museu tem espaços destinados à organização de conferências e exposições de usualmente ligadas a temas relacionados com o mar.

As máquinas da fábrica encontram-se praticamente todas recuperadas, constituindo uma preciosa mais valia para quem aqui procura conhecer este tradicional tema no arquipélago.[1]

Referências

  1. Guia do Património Cultura dos Açores, Faial. 2003, p. 42-43, ISBN 972-96057-1-8

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim