Antipapa Silvestre IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Antipapa Silvestre IV foi um antipapa de 1105 a 1111 em oposição ao Papa Pascoal II. Ele nasceu com o nome de Maginulfo.

Vida[editar | editar código-fonte]

O Papa Pascoal II foi eleito em 1099. Porém devido à Questão das Investiduras, os membros da aristocracia romana com o apoio do rei alemão Henrique V em 1105 elegeram Maginulfo, o arcipreste de Sant'Angelo in Pescheria, para substituir Pascoal II, enquanto ele estava fora de Roma. Após sua eleição, Maginulfo tomou o nome papal de "Silvestre IV" e foi consagrada na Igreja de Santa Maria Rotonda (o Panteão) e foi inaugurado como papa na Basílica de São João de Latrão em 18 de novembro de 1105.

Quando Pascoal II voltou a Roma no dia seguinte, Silvestre IV fugiu para Tivoli e finalmente se fixou em Osimo, província de Ancona, sob a proteção do conde Guarniero di Ancona. Em 11 de abril de 1111, Pascoal II e o rei Henrique V chegaram a um acordo sobre a investidura dos bispos católicos. Então o rei fez o antipapa abandonar sua reivindicação para o cargo de papa e submeter-se à Pascoal II. Ele foi autorizado a viver o resto de sua vida em Ancona com seu protetor, o Duque de Guarniero.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.