Anton Domenico Gabbiani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde outubro de 2017). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Anton Domenico Gabbiani
Nascimento 13 de fevereiro de 1652
Florença
Morte 22 de novembro de 1726 (74 anos)
Florença
Ocupação pintor
Obra de Pacificação de Cosimo il Vecchio, em Villa Medici de Poggio a Caiano

Anton Domenico Gabbiani (Florença, 13 de fevereiro de 165222 de novembro de 1726) foi um pintor italiano do final do barroco, que trabalhou principalmente na Toscana.

Foi um dos mais experientes pintores da Academia de Belas Artes de Florença, nos séculos XVII e XVIII, e o seu trabalho também foi muito apreciado pelos Medici. Entre os seus alunos conta-se o artista florentino Benedetto Luti.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gabbiani foi aluno de Justus Sustermans e mais tarde trabalhou no estúdio de Vincenzo Dandini. Em 1673, mudou-se para Roma, onde estudou na Academia para artistas de Florença com Ciro Ferri e Ercole Ferrata. Mais tarde, em Veneza, estudou com Sebastiano Bombelli.

Em 1680, retornou a Florença, e dedicou-se a fazer retratos de membros da corte dos Medici e vários frescos de casas e palácios toscanos.

Depois de uma curta estada em Veneza, a partir dos primeiros anos do século XVIII, intensificou o seu trabalho independente, dedicando-se, principalmente, a temas religiosos.

A sua última obra foi "O Banquete dos Deuses", pintado no teto do salão do palácio Incontri, em Florença, na via dei Pucci. Durante a execução deste trabalho, caiu de um andaime e encontrou a morte.

Obras[editar | editar código-fonte]

O rapto de Ganimedes (1700), Galleria degli Uffizi

As suas obras podem ser encontradas nos ciclos decorativos florentinos mais importantes da sua época, como no Complesso di San Firenze, na igreja de San Frediano em Cesta, na Villa Medicea de Poggio a Caiano, onde criou um enorme fresco no teto do salão do primeiro andar.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dizionario biografico degli italiani, LI, Roma, Istituto dell'Enciclopedia italiana, 1998
  • Ernst Gombrich - Dizionario della Pittura e dei Pittori - Einaudi Editore (1997)
  • Ignazio Enrico Hugford, Notizie Della Vita di Anton Domenico Gabbani, Pittore Eccellentissimo, Florença, 1772


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons