Anton Mauve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Anton Mauve
Nascimento 18 de setembro de 1838
Zaandam
Morte 5 de fevereiro de 1888 (49 anos)
Arnhem
Residência Zaanstad, Zaandam
Cidadania Reino dos Países Baixos
Progenitores Pai:Willem Carel Mauve
Filho(s) Anton Mauve (jr.)
Ocupação pintor, aquarelista
Movimento estético Escola de Haia

Anton Rudolf Mauve (Zaandam, 18 de setembro de 18385 de fevereiro de 1888) foi um pintor realista holandês, cujo trabalho, desde muito cedo, influenciou o primo Vincent van Gogh.[1]

Mauve nasceu numa família de um pastor batista, que foi enviado a Haarlem um ano após o nascimento de Anton. Seu trabalho prematuro pode ser atribuído à escola Hegue. Quando Mauve mudou-se para Laren em 1886, foi um dos pregadores na escola Laren, junto com Jozef Israëls e Albert Neuhuys.

Muito do trabalha de Anton mostra pessoas e animais ao ar-livre. Em seu passeio matutino no Rijksmuseum são vistos cavaleiros na costa do mar longe do espectador montando. Um detalhe não convencional - cavalos no primeiro plano - atestam seu compromisso com o realismo. E de fato ele é principalmente conhecido por pinturas de camponeses trabalhando nos campos, e especialmente cenas de pastoreio de ovelhas. Suas pinturas de rebanhos de ovelhas eram especialmente populares entre burgueses estadounidenses.

Referências

  1. «Anton Mauve». Encyclopædia Britannica. 28 de fevereiro de 2019. Consultado em 2 de setembro de 2019 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anton Mauve