Saltar para o conteúdo

Antoni Malczewski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antoni Malczewski
Nascimento3 de junho de 1793
Varsóvia
Morte2 de maio de 1826 (32 anos)
Varsóvia
SepultamentoCemitério de Powązki
CidadaniaRepública das Duas Nações, ducado de Varsóvia, Polônia do Congresso
Progenitores
  • Jan Józef Malczewski
Alma mater
  • Krzemieniec Lyceum
Ocupaçãopoeta, escritor
Movimento estéticoromantismo

Antoni Malczewski (3 de junho de 1793 - Varsóvia, 2 de maio de 1826) foi um poeta romântico, escritor e alpinista polaco.

Bibliografia

[editar | editar código]

Filho de uma família burguesa estuda sem no entanto se ter graduado.[1] Alista-se no exercito Ducado de Varsóvia criado por Napoleão Bonaparte em 1807. Depois de ter deixado o exercito passa vários anos a viajar pela Europa, nomeadamente a França com Paris e na região do Monte Branco, onde gasta parte da sua importante fortuna [1]

Escritor e poeta romântico, considerado como fazendo parte da chamada Escola Ucraniana, publica em 1825 o célebre Marie, Poème d'Ukranie, dedicado a Julian Ursyn Niemcewicz, e onde conta a história de uma mulher que se casa com um nobre e sobe assim os escárnio da sociedade [2]. Diz-se que este livro foi influenciado pelo encontro com Lord Byron que Malczewski encontrou em Veneza.

Antoni Malczewski é o primeiro da grande lista dos alpinistas polacos, mas se o oitavo mundial a subir o Monte-Branco, é no entanto o primeiro a subir à Agulha do Midi a 4 de Agosto de 1818 acompanhado pelo guia de montanha J.M. Balmat, o Monte-Branco.

  • Christopher John Murray, ed. (2004). "Malczewski, Antoni". Encyclopedia of the Romantic Era, 1760-1850. 2. Taylor & Francis. ISBN 1-57958-422-5

Referências

  1. a b Christopher John Murray. "Malczewski, Antoni". Taylor & Francis
  2. «Maria Malczewskiego» (em francês)