Antonieta do Mônaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Antonieta
Princesa de Mônaco
Baronesa de Massy
Cônjuge Alexandre-Athenase Noghès
Jean-Charles Rey
John Gilpin
Descendência Elisabeth
Christian
Christine
Casa Grimaldi
Nome completo
Antoinette Louise Alberte Suzanne Grimaldi
Nascimento 28 de dezembro de 1920
  Paris, França
Morte 18 de março de 2011 (90 anos)
  Mônaco
Enterro Chapelle de la Paix, Monte Carlo, Mônaco
Pai Pedro, Duque de Valentinois
Mãe Carlota, Duquesa de Valentinois

Antonieta Luísa Alberta Suzana do Mônaco (em francês: Antoinette Louise Alberte Suzanne Grimaldi; Paris, 28 de dezembro de 1920Mónaco, 18 de março de 2011), baronesa de Massy, foi um membro da família do principado de Mônaco e a única irmã do falecido Rainier III, Príncipe de Mônaco e tia paterna de Alberto II de Mônaco.

Seus pais foram a princesa herdeira de Mônaco, Carlota, Duquesa de Valentinois, e Pedro, Duque de Valentinois.[1]

Casamentos[editar | editar código-fonte]

A princesa Antonieta teve um caso de longa-data com o procurador e campeão internacional de tênis monegasco Alexandre-Athenase Noghès, no meio dos anos 1940. Três filhos nasceram desta união:

Elisabeth-Anne casou-se duas vezes e teve dois filhos: Jean-Léonard Taubert-Natta de Massy (n. 1974) e Mélanie de Lusignan (n. 1985). Christian Louis possivelmente casou-se quatro vezes e tem três filhos: Laetizia de Massy (n. 1971), Brice de Massy (n. 1988) e Antoine de Massy (n. 1996). Christine Alix casou-se duas vezes e tinha um filho, Keith Sebastian Knecht (n. 1972).

A princesa Antoineta e Alexandre Noghès subsequentemente casaram-se em Génova em 4 de dezembro de 1951. Era o segundo casamento dele e o primeiro dela. Em 1954, eles se divorciaram. Em 15 de novembro de 1951, Antonieta foi titulada Baronesa de Massy. Cada um de seus filhos teve o sobrenome Grimaldi (que receberam quando nasceram) modificado para o sobrenome de Massy. Eles reclamam o título de Barão/Baronesa através de sua mãe, mas não podem fazer isso.

Seu segundo marido foi o escritor Jean-Charles Rey (1914-1994). O casamento durou de 1961 a 1973. O renomado dançarino britânico de balé]] John Gilpin (1930-1983) foi seu último e finado marido. John e Antoinette se casaram no dia 28 de julho de 1983. Ele morreu repentinamente seis semanas depois.

Faleceu em Mônaco em 18 de março de 2011. Encontra-se sepultada na Chapelle de la Paix, em Monte Carlo.[2]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.