Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva (II)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva
Nascimento 13 de outubro de 1830
Santos
Morte 19 de outubro de 1902
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Progenitores
Ocupação advogado, político
Empregador(a) Universidade de São Paulo

Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva (Santos, 13 de outubro de 1830Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1902) pertence à segunda geração da família dos Andradas e é o segundo político deste nome.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filho do Conselheiro Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva e de Anna Josephina de Andrada (sobrinha e afilhada de batismo do marido) ; pelo lado paterno era sobrinho de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, e do primeiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada. Foi doutor em direito, Lente da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, advogado, deputado provincial e deputado geral por São Paulo durante o II Império.

Elegeu-se a Assembleia Geral para a 13ª Legislatura (1867-1868)[1] pelo 3º Distrito da província de São Paulo[2], durante este mandato exerceria a legislatura simutaneamente com os seus primos José Bonifácio, o Moço e Martim Francisco, o Moço e posteriormente, na república, viria a ser Procurador-Geral do Estado de São Paulo.

Casou-se com Ana Marcelina e teve os seguintes filhos: Ana Sílvia, Elisa, Brasília, Antônio Carlos, que foi músico e Diogo José.

Referências

  1. «Annaes do Parlamento Brasileiro (RJ) - 1826 a 1888 - DocReader Web». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2022 
  2. «Annaes do Parlamento Brasileiro (RJ) - 1826 a 1888 - DocReader Web». memoria.bn.br. Consultado em 18 de setembro de 2022 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SOUSA, Alberto. Os Andradas. São Paulo: Typographia Piratininga, 1922, 3º. vol. pg. 246.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.