Antônio Martins de Siqueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Antonio Martins de Siqueira)
Antônio Martins de Siqueira
Nascimento 31 de março de 1947
Alfenas
Cidadania Brasil
Ocupação biólogo

Antônio Martins de Siqueira (Alfenas, 31 de março de 1947) é um cientista e educador brasileiro. Foi reitor da Universidade Federal de Alfenas entre 2005 e 2010.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antônio Martins de Siqueira é filho do ex-prefeito de Alfenas, José Martins de Siqueira e de Lina da Costa Siqueira; sendo descendente (quinto-neto), por ramo paterno, de Joaquim Martins Borralho - chamado "Joaquim Martins Alfena" - um dos irmãos Alfenas, que foram os pioneiros povoadores da cidade homônima.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Minas Gerais, em sua cidade natal. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas e em Ciências Biológicas na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira. Fez doutorado em microbiologia e imunologia, na Universidade de São Paulo.

Em 2005, Antônio Martins de Siqueira foi eleito Diretor-Geral da então EFOA/Ceufe, tal qual seu tio, Pedro Martins de Siqueira. Com a transformação desta em Unifal-MG, foi nomeado pelo ministro da educação como o reitor Pro Tempore da Universidade Federal de Alfenas.

O professor Antônio Martins de Siqueira conduziu em seu período como reitor, juntamente com toda a equipe de professores, técnicos e alunos da Unifal-MG, a maior expansão já vista por esta instituição, buscando de todas as formas manter o padrão de excelência de ensino, pesquisa e extensão.

Depois de aposentado, se filiou ao PSD e foi candidato à Vice-Prefeito de Alfenas nas eleições municipais de 2012.

Artigos publicados[editar | editar código-fonte]

Siqueira, Antonio Martins de et alii
  • Ação de extratos da Própolis G3, G6 E G12 sobre isolado de Cryptococcus neoformans ATCC 90112 (Action of extracts of Propolis G3, G6 and G12 on isolated of Cryptococcus neoformans ATCC 90112).
  • Ação de extratos da Própolis G3, G6 E G12 sobre Candida albicans Lutz 178 (Action of extracts of Propolis G3, G6 and G12 on Candida albicans Lutz 178).
  • Atividade antifúngica da Própolis G12 sobre o isolado ATCC 90112 de Cryptococcus neoformans (Antifungical activity of Propolis G3 on isolated of the Cryptococcus neoformans ATCC 90112).
  • Extração rápida de DNA genômico de Cryptococcus neoformans utilizando processador ultrassônico VibraCell VC 750 (Rapid extration of genomic DNA from Cryptoccus neoformans by ultrasonic processor VibraCell VC 750).
  • Caracterização molecular do mating type a e alfa de isolados ambientais de Cryptococcus neoformans (Molecular characterization of a and alfa mating types in environmental isolates of Cryptococcus neoformans).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]