Antonio Raimondi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antonio Raimondi, sábio naturalista italiano.

Antonio Raimondi Dell'Acqua (Milão, Itália, 19 de setembro de 1824 - San Pedro de Lloc, Peru, 26 de outubro de 1890), foi um proeminente geógrafo, escritor italiano, sua especialidade consistia em um profundo estudo da fauna, flora e geologia peruana[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Enrique Raimondi e Rebeca Dell'Acqua. Em 1869, Raimondi casa-se com Adela Loli, com quem teve três filhos: Enrique, María e Elvira.

A segunda pátria, Peru[editar | editar código-fonte]

A Estela de Raimondi, assim chamada porque foi encontrado na casa de agricultores que a usaram para fins domésticos para Antonio Raimondi.

Chegou ao Peru em 28 de julho de 1850. Desde 1851 se desempehou como professor de história natural. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidad Nacional Mayor de San Marcos em 1856. Fundou a classe de química analítica em 1861, lecionando até 1872. Em 1866 foi eleito presidente da Faculdade de Ciencias Naturais e Matemática.

Ficou impressionado pelos recursos naturais do Peru, viajou por quase todo o território peruano com o fim de aprimorar os estudos iniciados na Itália, e conhecer e estudar a natureza de sua fauna e flora e os costmues de seus habitantes. Mais tarde, seus estudos serviram de base para ser lecionado em faculdade e escolas do Peru.

A obra mais importante de Raimondi é "El Perú", editada em seis edições entre 1875 e 1913, na qual, em seu prefácio, aconselha diretamente a todos os peruanos, estudar as riquezas naturais do Peru, fato que o culminou para muitos historiadores e escritores, denomina-lo como um verdadeiro peruano.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

Capa do livro El Perú. Itinerarios de Viajes (1929).

Mapas[editar | editar código-fonte]

Publicações póstumas[editar | editar código-fonte]

Traduções[editar | editar código-fonte]

Obras ligadas a Antonio Raimondi[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alcocer Martínez, Agusto: "Conjetura y postura frente al dicho 'El Perú es un mendigo sentado en un banco de oro" - 2006, número = 41

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Antonio Raimondi