Anwar al-Awlaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anwar al-Awlaki em 2008.

Anwar al-Awlaki (também pronunciado al-Aulaqi, al-Awlaqi;em árabe: أنور العولقي Anwar al-‘Awlaqī;Las Cruces, Novo México, 22 de abril de 1971 - Iêmen, 30 de setembro de 2011) foi um americano e militante islâmico estadunidense. Esteve envolvido no planejamento de operações terroristas para o braço armado da rede al-qaeda no Iêmen, sendo um dos expoentes da al-Qaeda na Península Arábica.[1] [2] . Morto em 2011, por drones americanos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de iemenitas, Awlaki nasceu no Novo México, ainda aos 7 anos retornou para Sanaa, mas voltou ao país natal para estudar e se formar em Engenharia na Universidade do Colorado.[3] Nessa época, ele teria se envolvido com radicais islâmicos na luta contra os soviéticos no Afeganistão, mas os Estados Unidos e militantes islâmicos cultivavam uma relação de relativa proximidade e Awlaki chegou mesmo a ministrar uma palestra sobre o Islã no Pentágono.[3]

Três anos após os Ataques de 11 de setembro de 2001, Awlaki decidiu voltar ao Iêmen e começou a lecionar na Universidade al-Iman, mantida por sunitas em Sanaa. Considerado um talentoso orador, começou a recrutar milhares de terroristas nessa instituição.[3] Fluentemente inglês e árabe, costumava também se utilizar as redes sociais da internet para angariar seguidores em favor das causas jihadistas.[1] [2] [4]

Com o aumento da pressão do governo dos Estados Unidos por sua captura, passou a viver escondido após 2007. Awlaki foi alvejado e morto em um ataque de um veículo aéreo não tripulado (drone) dos Estados Unidos, sendo considerado o primeiro cidadão estadunidense morto dessa forma.[1]

Referências

  1. a b c Agências Internacionais (12 de janeiro de 2015). «Anwar al-Awlaki, o fantasma por detrás dos ataques em Paris». Observador. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
  2. a b Agências de Notícias (1 de setembro de 2011). «Ataque dos EUA mata americano da Al Qaeda no Iêmen». Folha de S.Paulo. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
  3. a b c Agências Internacionais (30 de setembro de 2011). «Quem foi Anwar al-Awlaki, clérigo americano ligado à al-Qaeda morto nesta sexta-feira no Iêmen». O Globo. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
  4. Agências Internacionais (30 de setembro de 2011). «Clérigo ligado à Al-Qaeda e nascido nos EUA é morto no Iêmen». iG. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.