Anya Jenkins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Maio de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Annya Jenkins
Personagem fictícia de Buffy a Caça Vampiros
Morada Percorre o mundo quando Demônia
Sunnydale, Califórnia
Nascimento 860, Suécia
Morte 2003, Sunnydale
Origem Sueca
Sexo Feminino
Espécie Demônia
Humana (A partir de 1999)
Ocupação Ex-Demônia da Vingança
Especialidade(s) Tentação
Poder de Realizar desejos
Poder(es) Relaizar desejos de mulheres traídas
Afiliações D'Gorgin, que a transformou em demônia
Família Todas as demônias da vingança
Amigo(s) Buffy Summers
Xander
Willow
Cordélia
Angel
Rupert Giles
Inimigo(s) Dark Willow
Primeiro Mal
Angelus
Criado por Joss Whedon
Voz Brasil Fernanda Fernandes
Brasil Melise Maia
Série(s) Buffy the Vampire Slayer
Primeira aparição "O Desejo" (The Witch)
Última aparição "A Escolhida" (Chosen)
Causa da última aparição Cortada ao meio por um portador
Época(s) 2003
Episódio(s) "A Escolhida" (Chosen)
Interpretado por Emma Caulfield
Espécie Demônia
Humana (A partir de 1999)
Afiliações D'Gorgin, que a transformou em demônia
Causa Cortada ao meio por um portador

Anya Christina Emmanuela Jenkins, ou simplesmente Anya Emerson é uma personagem da série Buffy The Vampire Slayer, introduzida na terceira temporada. Foi interpretada por Emma Caulfield.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A jovem Aud[editar | editar código-fonte]

Aud(nome original de Anya) nasceu na Suécia no ano de 860. Aos 20 anos, ela se apaixonou por Olaf, um guerreiro viquingue que abusava da caça aos trolls e da bebida. Numa noite em que Olaf estava completamente bêbado, ele dormiu com outra mulher, Rannveig, e deixou Aud furiosa, se vingando magicamente de Olaf, transformando-o em um troll. Olaf foi caçado pelos habitantes da vida local, já que ninguém acreditava nele.

O demônio Anyanka[editar | editar código-fonte]

O ato de vingança de Aud chamou a atenção de uma criatura conhecida como D'Hoffryn, que ofereceu a Aud a proposta de torná-la um demônio da vingança. Após aceitá-la, Aud foi transformada em Anyanka, a guardiã das mulheres traídas. Com essa transformação veio uma jóia que realizava os mais negros desejos dessas mulheres, conhecido como O Símbolo de Anyanka. Em 1199, Anyanka viajou para os vales de Katska para amaldiçoar um infiél e por pouco não foi vítima da ascensão do demônio Lolesh, de onde apenas três pessoas escaparam vivas de uma população inteira exterminada. Anyanka chegou a sair com o famoso Conde Drácula, em 1579, e esteve presente no julgamento das buxas de Salem, em 1692. No século 19, Anyanka se tornou amiga íntima de Halfrek, um outro demônio vingativo, que sempre teve uma secreta admiração por ela, incluisive quando, devido a um desejo concedido por Anyanka, uma revolução foi iniciada em São Petesburgo, na Rússia, em 1905. Em 1914, Anyanka foi para Chicago, Illinois, banir um infiel e condená-lo a padecer no inferno eternamente.

Anya Emerson[editar | editar código-fonte]

Em 1998, Anyanka chegou em Sunnydale, na Califórnia, para punir o jovem Xander Harris, que havia traído sua namorada Cordelia Chase com sua melhor amiga, Willow Rosenberg. Passando a se chamar Anya Emerson, ela se tornou amiga de Cordelia e acabou por punir Buffy Summers, alterando a história e fazendo com que ela nunca tivesse ido para Sunnydale. Cordelia então conheceu a realidade alternativa onde seu desejo foi atendido, e tudo estava um caos, com vampiros comandando livremente a cidade. Anyanka confrontou o sentinela Rupert Giles, que acreditava que o mundo poderia ser melhor. Giles quebrou o Símbolo de Anyanka e desfez a realidade, prendendo Anyanka no universo normal e fazendo dela uma simples mortal, estudante de Sunnydale High. O demônio D'Hoffryn acabou por recusar a solicitação de Anyanka de recuperar seus poderes, mas por negligência agora ela era uma humana comum. Anya então procurou por Willow Rosenberg, que na época era uma bruxa iniciante, para visitar aquela realidade e recuperar seu colar. Willow viu um pouco do inferno que era aquele universo e desistiu no meio do ritual, impossibilitando Anyanka de buscar sua fonte de poder. Esse feitiço trouxe, acidentalmente, a versão vampírica de Willow, que pertencia ao universo do desejo de Cordelia. A Vamp Willow acabou capturada pelos Scoobies e Anya perdeu sua última chance de recuperar o colar. Anya continuou sua vida como uma simples estudante e durante a formatura, quando o maligno prefeito Richard Wilkins estava para ascendir e massacrar a cidade de Sunnydale e, talvez, o resto do mundo. A fuga de Anya se deve ao trauma da ascensão de Lolesh em 1199, onde ela quase foi morta. Mas antes de sair às pressas da cidade, Anya pediu que Xander fosse com ela, já que ela estava se apaixonando por ele. Xander, que não queria deixar seus amigos, ficou e ela foi sozinha.

Xander[editar | editar código-fonte]

Anya voltou depois que Buffy e os Scoobies derrotaram o prefeito, ainda apaixonada por Xander Harris. Ela o persuadiu a dormir com ela para que pudesse esquecê-lo de vez, mas eles acabaram começando a namorar. Na festa de Halloween, Anya se vestiu de coelhinho, por que era aquilo que mais a assustava, e quando o demônio Gachnar atacou a festa, ela salvou Xander, Buffy e os outros indo pessoalmente pedir ajuda a Giles. Anya teve desentendimentos com Willow por ambas serem preocupadas da outra magoar Xander, e durante uma discussão elas libertam aquele que foi o primeiro a ser punido pelas mãos de Anya, Olaf. Anya teve um papel crucial na luta contra a deusa Glory, ao lembrar da Esfera de Dagon como um ponto fraco da vilã. Heroicamente, ela salvou Xander e saiu inconsciente da batalha.

A Senhora Harris[editar | editar código-fonte]

Anya e Xander anunciaram noivado durante o Halloween, mas tiveram o casamento frustrado devido a uma das vítimas de Anya, Stuart Burns, o homem de Chicago que ela puniu, que fez Xander ver um futuro falso e infeliz ao lado dela. Buffy massacrou os Coelhos Demoníacos, mas Xander decidiu não prosseguir com o casamento, abandonando Anya no altar. Novamente furiosa, Anya recebeu D'Hofryn novamente, para se tornar um demônio da vingança, mais uma vez. Impossibilitada de causar em Xander um sofrimento desejado por ela mesma, Anya desejou que Spike o fizesse, mas ela acabou por encontrar conforto nos braços dele, e ambos, para o desgosto de Xander, acabaram por fazer sexo na loja de Giles. Quando Tara Maclay foi assassinada, Anya pode reconhecer a sede de vingança de Willow Rosenberg (que estaria em seguida sob a forma de Dark Willow), e revelou aos Scoobies que era um demônio da vingança novamente. Anya não os ajudaria se Xander não a tivesse convencido à restaurar a parte humana de Willow.

Encontrando um Lugar[editar | editar código-fonte]

Agora um demônio novamente, Anya atendeu um pedido de uma mulher traída e transformou um homem numa criatura subterrânea, convencida por Xander a reverter a maldição. Com isso, Anya acabou punida por D'Hoffryn e perdeu o poder do teleporte. Temporariamente maligna, graças às influências de Halfrek, Anya massacrou um grupo de jovens invocando o demônio Grimslaw para arrancar seus corações, atendendo um desejo de uma garota. Em seguida horrorizada com o que havia feito, e após lutar contra Buffy, Anya pediu que D'Hoffryn revertesse o ato, mas com a condição de que Anya sacrificasse a si mesma para trazer os garotos de volta. D'Hoffryn sacrificou Halfrek e tornou Anya uma humana novamente, tendo agora que viver carregando a culpa do que ela fez. Concluindo que sempre dependeria de alguém para viver, Anya voltou aos Scoobies, sendo salva por Buffy quando D'Hoffryn enviou assassinos para exterminá-la. Anya, lutando contra o Primeiro Mal ao lado de Buffy e a Scooby Gang, foi brutalmente assassinada por um dos Mensageiros.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Sob a forma do demônio Anyanka, além de realizar os mais diversos tipos de desejo usando seu colar, ela pode teleportar e apresenta super-força, talvez até mais forte que outros tipos de criaturas do Buffyverso. Também é meramente telecinética e manipuladora de energias que podem invisivelmente derrotar o adversário. Após milhares de anos como um demónio, o seu conhecimento sobre demonologia é essencial. Como uma simples humana, ela se mostra eficiente com finanças, ao trabalhar na Loja Mágica de Rupert Giles, após saber o verdadeiro valor do dinheiro para os humanos.

Fobia[editar | editar código-fonte]

Anya tem um medo irracional de coelhos. Mesmo convivendo ao lado deles quando era humana, sob a forma de Aud, ela passou a apresentar essa fobia devido ao trauma que seu primeiro casamento lhe causou, ao lado de Olaf.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]