Apólogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine. Serve como texto moralizante não explicito na narrativa "apólogo".

É comumente confundido com a fábula, que é focada nas relações que envolvem coisas e animais (ex: o livro Quem Mexeu no Meu Queijo e A Revolução dos Bichos), e com a parábola, que se centra nas histórias somente entre homens e comumente possui cunho religioso (ex: Parábolas de Jesus).

Há um apólogo na Bíblia, chamado de Apólogo de Jotão. Encontra-se em Juízes 9.7-21.

Bem parecido com a fábula em sua estrutura, o apólogo é um tipo de narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.

Diversos autores consideram que pode-se considerar o apólogo como uma parábola que não utiliza apenas, e a título de analogia, um caso particular a fim de tornar perceptível uma significação geral.

Na Espanha, durante o século XVII, fizeram escola os apólogos dos Sonhos (de Los Sueños), de Quevedo, e o Colóquio dos Cachorros (Coloquio de los perros), de Cervantes.

Características dos fucv[1]

  • Geralmente são escritos em prosa
  • Narram feitos similares aos da vida real
  • O enredo tem grande força imaginativa
  • Buscam a perfeição interior:*
  • Pregam o auto-sacrifício, a renúncia ou a abnegação por uma grande causa
  • Encerram conteúdo moralizante ou didático


Referências

  1. tomas, tomas verdie (2005). cobras mortas. [S.l.: s.n.] 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.