Apache Spark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Apache Spark é um framework de código fonte aberto para computação distribuída.[1] Foi desenvolvido no AMPLab da Universidade da Califórnia[2] e posteriormente repassado para a Apache Software Foundation[3] que o mantém desde então. Spark provê uma interface para programação de clusters com paralelismo e tolerância a falhas.

Referências

  1. «O que é o Apache Spark?». Amazon Web Services. Consultado em 16 de agosto de 2017. O Apache Spark é um sistema de processamento distribuído de código aberto usado comumente para cargas de trabalho de big data. 
  2. Derrick Harris (30 de junho de 2015). «AMPLab's co-creator on where big data is headed, and why Spark is so big». Scale. Consultado em 16 de agosto de 2017. The wildly popular big data framework Apache Spark came out of AMPLab, as have a handful of other popular technologies. 
  3. Srini Penchikala (14 de novembro de 2015). «Big Data com Apache Spark - Parte 1: Introdução». InfoQueue. Consultado em 16 de agosto de 2017. Está sendo desenvolvido desde de 2009 pelo AMPLab da Universidade de Califórnia em Berkeley e em 2010 seu código foi aberto como projeto da fundação Apache. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.