Apeadeiro de Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o antigo apeadeiro na Linha do Algarve. Para a estação na Linha do Vouga, veja Estação Ferroviária de Pinheiro da Bemposta. Para a estação na Linha do Sul, veja Estação de Pinheiro.
Pinheiro
Vestígios do apeadeiro de Pinheiro, em 2018.
Linha(s) Linha do Algarve (PK 378,880)
Coordenadas 37° 9′ N 7° 35′ W
Concelho Tavira
Serviços Ferroviários Abatido ao serviço

O Apeadeiro de Pinheiro foi uma interface ferroviária da Linha do Algarve, que servia a zona de Quinta do Pinheiro, no Concelho de Tavira, em Portugal. Localizado numa zona de fazendas e quintas rurais, foi inaugurado com o intuito de servir de ponto de embarque num apeadeiro que chegou a ser a única solução razoável como meio de transporte publico para muitas populações antigamente para se deslocarem para as cidades.

História[editar | editar código-fonte]

Aviso de 1905 dos Caminhos de Ferro do Estado, com os descontos na Linha do Algarve, incluindo a futura gare de Pinheiro, que nessa altura se previa que teria a categoria de paragem.

O troço entre as Estações de Tavira e Vila Real de Santo António, onde este apeadeiro se encontra ainda, entrou em exploração no dia 14 de Abril de 1906.[1] Desde 1906 que servia os utentes dos povoamentos do Alvisquer, da Cumeada e do Pinheiro, todas elas na zona da UFCC por comboios regionais que paravam aqui em ambos os sentidos diariamente. Tinha um acesso por uma estrada construída na altura pela Junta de Freguesia da Conceição com ligação para a EN125. Nos anos 90 e como alternativa no âmbito de transporte ferroviário do Apeadeiro de Conceição, que tinha utilização superior e outras condições favoráveis, foi decidido pela Rede Ferroviária Nacional que este apeadeiro fosse encerrado e posto fora de serviço em 1993.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TORRES, Carlos Manitto (1 de Fevereiro de 1958). «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 70 (1683). p. 76-78. Consultado em 8 de Agosto de 2016. 



Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.