Apolo (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Apolo (personagem bíblico))
Santo Apolo
Apolo (Bíblia)
Epafrodito, Sóstenes, Apolo, Cefas e César
Iluminura
Bispo de Cesareia Palestina
Nascimento Alexandria
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 8 de maio
Portal dos Santos

Apolo de Alexandria é um personagem bíblico do Novo Testamento conhecido como homem eloquente e poderoso nas escrituras, e foi um dos personagens mais importantes da Igreja primitiva, sendo venerado como santo pela Igreja Católica, sendo também bispo de Cesareia Palestina.

Foi descoberto pelo casal Priscila e Áquila enquanto pregava baseado nos ensinamentos de João Batista, logo foi discipulado acerca da obra redentora de Cristo e se tornou um dos grandes da Igreja primitiva no século I, tanto é que o apóstolo Paulo advertiu aos cristãos em Corinto sobre o perigo da "divisão da igreja" em um dos seus ensinamentos de crescimento espiritual:

«Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.» (I Coríntios 3:6–8)

Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).

O grupo de Apolo era formado pelos crentes elitistas, intelectuais, filósofos e sábios de Corinto (I Coríntios 1:20–23; I Coríntios 2:1–6; I Coríntios 3:18–19). Embora um partido se formasse em torno de seu nome, Apolo não apoiava a qualquer facção na Igreja Local. Quando Paulo insiste para que ele vá a Corinto, Apolo não se apressa em atender aquela igreja, talvez com receio que sua presença estimulasse ainda mais as divisões (I Coríntios 16:12).

Martinho Lutero[1] sugere que a autoria da Epístola aos Hebreus é de Apolo. Ele é um dos Setenta Discípulos.

Referências

  1. TENNEY, Merrill (2008). O Novo Testamento sua origem e análise. São Paulo: Shedd Publicações. p. 368 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]