Sebenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Apostila)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde julho de 2015). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sebenta (português europeu) ou apostila (português brasileiro) ou ainda apostilha[1] são disciplinas de estudos compilados em um livro, para facilitar estudos, principalmente de concursos públicos, ou explicações de conteúdo, exigidos nestes certames. As sebentas eram originalmente usadas em universidades, mas atualmente também o são em algumas outras modalidades de ensino, inclusive o ensino a distância on-line, cursos preparatórios e cursos de inglês.

No Brasil, é muito comum nas universidades a elaboração de "apostilas" específicas para cada matéria. Os próprios professores muitas vezes são os elaboradores das apostilas de suas matérias, que reúnem fotocópias de trechos e capítulos de diferentes livros, muitas vezes acompanhados também de resumos, esquemas de aulas e textos suplementares elaborados pelo próprio professor. As apostilas são tradicionalmente feitas em copiadoras rápidas e, por essa razão, impressas em preto e branco e encadernadas em espiral.

Inicialmente, apenas se tinha apostilas impressas, hoje em dia é comum tê-las nas versões digitais ou apostilas em PDF. Existem poucas, mas alguns editores ainda podem cria-las de forma interativa, ou seja, de uma forma que o leitor possa interagir com o conteúdo, respondendo testes e conferidos seus respectivos gabaritos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.