Apoteosi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apoteosi
Informação geral
Origem Palmi
País Itália
Gênero(s) rock progressivo
Período em atividade 1975
Gravadora(s) Said
Integrantes Silvana Idà (voz), Massimo Idà (teclados), Franco Vinci (guitarra, voz), Federico Idà (baixo, flauta), Marcello Surace (bateria)

Apoteosi foi um grupo italiano de rock progressivo.

História[editar | editar código-fonte]

Um grupo calabrês, de Palmi, os Apoteosi são daqueles grupos que realizaram somente um LP para depois desaparecer. A banda tinha sido formada por três irmãos: Idà, Silvana, Massimo e Federico. A música deles punha em evidência os teclados de Massimo, que tinha apenas 14 anos, e a delicada voz de Silvana.

Ainda que os seus componentes fossem muito jovens, o grupo tocava junto há muito tempo, mas o LP veio a ser publicado só em 1975 pela pequena etiqueta Said, com uma tiragem limitada e uma distribuição local, que o tornou muito raro. Os Apoteosi tinham um ótimo som, com algo de grupos estrangeiros como os ingleses Julian's Treatment, contudo mantendo algumas características tipicamente italianas.

O álbum contêm oito músicas, mas a primeira faixa é uma longa suíte sem interrupções. Depois da banda desfazer-se, o tecladista Massimo Idà se transferiu para Roma, trabalhando como sessionman e produtor de música para a TV. No momento toca em uma banda cover de disco music anos 70, chamada Frankie Canthina Band. Produziu e tocou no álbum dylaniano de Tito Schipa Jr. de 1982.

Silvana Idà deixou a música e vive em Palmi, mas seu filho toca em um grupo de rock, enquanto que o terceiro irmão, Federico, morreu em 1992.

O guitarrista Franco Vinci continuou a tocar e é ainda muito ativo no campo do blues, um seu CD com la Bootleg Band, chamado Boot Tip, saiu em 2003. O seu grupo atual chama-se Franco Vinci Blues Band.

Já o baterista Marcello Surace continua a tocar como músico de estúdio na Itália e na França.

Álbum[editar | editar código-fonte]

  • 1975 Apoteosi Said (MAP 145)

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Enciclopédia do Rock Progressivo, autoria de Leonardo Nahoum, 1997
  • Italian Prog