Appa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Appa
Personagem de Avatar: A Lenda de Aang
Nacionalidade Nômades do Ar
Sexo Masculino
Cor dos cabelos Branco
Cor dos olhos Castanho
Posição Guia animal do Aang
Primeira aparição "O Garoto no Iceberg"
Dublador Dee Bradley Baker
Projeto Televisão
Portal Televisão

Appa é um personagem fictício da série de desenhos animados norte-americana Avatar: The Last Airbender. Appa é o único bisão capaz de voar que ainda permanece vivo, uma vez que todos os outros aparentemente foram mortos quando a Nação do Fogo fez seu primeiro ataque aos Nômades do Ar.[1] Na versão original, foi dublado por Dee Bradley Baker.

História[editar | editar código-fonte]

Appa foi criado inspirado no animal real conhecido como Bisão.

Appa é o animal de estimação de Aang, e está junto dele desde que ele era um filhote, além disso, também é o Guia-animal do Avatar. Appa, Momo e Aang são as únicas criaturas que sobraram no templo de ar do Sul.[1]

Apesar de nunca se separarem, inclusive quando Aang se congelou no iceberg, Appa foi capturado no deserto por dobradores de areia enquanto Aang estava tentando escapar da biblioteca de Wah Shi Tong, mas conseguiu se reunir com Aang após sofrer muito quando estava perdido, o que deixou sequelas em Appa. Ele adquiriu um medo extremo ao fogo, pois, quando estava perdido, foi vendido para um circo, e o apresentador do circo o punia com um chicote de labaredas.

Ele pode voar e leva Aang e seus amigos para vários lugares do mundo, para fazê-lo Appa voar, a pessoa que o comanda deve falar "Yip Yip!"

Características[editar | editar código-fonte]

É um animal de grande porte que pesa 10 toneladas, com seis patas, uma grande cauda achatada, além de ter cinco estômagos. O desenho de uma grande flecha se estende do seu rabo até sua cabeça, este tipo de desenho teria inspirado as tatuagens usadas por monges dobradores de ar. Appa adora Pêras Lunares.

Embora Appa seja um meio de transporte muito prático para Aang e seus amigos, ele tem o inconveniente de ser facilmente avistado a uma distância consideravelmente longa e também, em época de muda, solta muitos pêlos, o que pode se tornar uma trilha até ele e quem ele carrega. Mas, em compensação, muitas vezes ajuda e salva Aang, Sokka, Katara e Toph nas suas lutas, usando sua força bruta ou até dobrando o ar, usando seu rabo para criar grandes ventanias.

Referências

  1. a b Estadoavatar.hbe.com.br https://web.archive.org/web/20090501223329/http://www.estadoavatar.hbe.com.br/personagemar.php. Arquivado do original em 1 de maio de 2009  Em falta ou vazio |título= (ajuda)