Apple Daily

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apple Daily
Periodicidade 1 dia
Formato formato standard
Sede Hong Kong
Fundação 20 de junho de 1995
Proprietário Next Digital
Idioma chinês tradicional
Site https://hk.appledaily.com

Apple Daily (em chinês: 蘋果日報) foi um jornal estilo tabloide[1][2] publicado em Hong Kong de 1995 a 2021. Fundado em 1995 por Jimmy Lai, foi um dos jornais chineses mais vendidos na cidade.[3] Junto com a revista de entretenimento Next Magazine, o Apple Daily fazia parte da Next Digital. O jornal publicou edições impressas e digitais em chinês tradicional, bem como uma edição apenas digital em inglês. Uma publicação irmã com o mesmo nome é publicada online em Taiwan por meio de uma joint venture entre a Next Digital e outras empresas taiwanesas.

Em uma pesquisa do Reuters Institute realizada em janeiro de 2019, o jornal Apple Daily e seu site de notícias foram os segundos mais usados ​​em Hong Kong.[4] A pesquisa mostrou que foi a terceira grande fonte de notícias menos confiável no mesmo ano.[4] No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Chinesa de Hong Kong, o Apple Daily foi o terceiro jornal pago mais confiável em 2019.[5]

As reportagens e editoriais do Apple Daily foram descritos como favorecendo o campo pró-democracia de Hong Kong[6]:205–206 e críticos do governo chinês.[7] Por outro lado, foi acusado de espalhar sinofobia.[8] Como resultado de sua posição editorial, foi sujeito a boicotes publicitários e pressão política. Depois que a polêmica[9] Lei de Segurança Nacional de Hong Kong foi promulgada, sua sede enfrentou uma operação policial em 10 de agosto de 2020, que foi condenada pela mídia ocidental.[10]

Fechamento[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2021, o governo de Carrie Lam forçou o fechamento da revista em Hong Kong, conduzindo uma incursão de alto perfil e a prisão de executivos da empresa em 17 de junho de 2021; e a ordem de congelamento de ativos emitida pelo Secretário de Segurança, John Lee, por supostamente violar a Lei de Segurança Nacional.[11] O jornal foi incapaz de continuar existindo operacionalmente devido ao congelamento de suas contas bancárias locais, bem como das contas pessoais do proprietário Jimmy Lai. A edição impressa final foi publicada em 24 de junho e o Apple Daily encerrou suas operações. O canal do YouTube "Apple Daily" e seu suplemento "Fruit Seed" cessaram o serviço às 23:59 em 23 de junho de 2021. A versão taiwanesa do site permanece online em 24 de junho de 2021.[12] No entanto, a edição impressa taiwanesa não sobreviveu à versão impressa de Hong Kong, tendo cessado a publicação em 18 de maio devido a problemas financeiros na filial taiwanesa não relacionados à situação em Hong Kong.[13]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Steinberger, Michael (1996). «An apple a day: Jimmy Lai's tough tabloid». Columbia Journalism Review. 34 (6) – via ProQuest 
  2. Guo, Steve (2018). «A Report on Public Evaluations of Media Credibility in Hong Kong». In: Huang, Yu; Song, Yunya. The Evolving Landscape of Media and Communication in Hong Kong. [S.l.]: City University of Hong Kong Press. pp. 135–150 
  3. 壹傳媒有限公司 Arquivado em 2011-08-23 no Wayback Machine. According to the information released by Next Digital, "Apple Daily" was the second best-selling Chinese newspaper in Hong Kong.
  4. a b Newman, Nic; Fletcher, Richard; Kalogeropoulos, Antonis; Nielsen, Rasmus Kleis (2019). Reuters Institute Digital News Report 2019 (PDF) (Relatório). Reuters Institute for the Study of Journalism. Consultado em 2 de maio de 2020. Cópia arquivada (PDF) em 26 de março de 2020 
  5. Tracking Research: Public Evaluation on Media Credibility Survey Results (PDF) (Relatório). Centre for Communication and Public Opinion Survey, The Chinese University of Hong Kong. 2019. Consultado em 2 de maio de 2020. Cópia arquivada (PDF) em 1 de maio de 2020 
  6. So, Clement Y.K. (1999). «Fairness of Press Coverage: Four Factors Compared». In: Kuan, Hsin-chi; Lau, Siu-kai; Louie, Kin-sheun; Wong, Timothy Ka-ying. Power Transfer and Electoral Politics: The First Legislative Election in the Hong Kong Special Administrative Region. [S.l.]: The Chinese University Press. pp. 185–214 
  7. Fung, Anthony Y. H. (Junho de 2007). «Political Economy of Hong Kong Media: Producing a Hegemonic Voice». Asian Journal of Communication. 17 (2): 159–171. doi:10.1080/01292980701306530 
  8. Lin, Cong; Liz Jackson (2020). «Sinophobia in Hong Kong News Media». Educational Philosophy and Theory: 1-16. doi:10.1080/00131857.2020.1848537. Consultado em 23 de junho de 2021. Cópia arquivada em 25 de junho de 2021 
  9. «Controversial Hong Kong national security law comes into effect». The Guardian (em inglês). 30 de junho de 2020. Consultado em 20 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 21 de agosto de 2020 
  10. «Arrest of Hong Kong tycoon Jimmy Lai sparks global condemnation». Canadian Broadcasting Corporation. 10 de agosto de 2020. Consultado em 11 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2020 
  11. «國安搜蘋果︱《蘋果》午夜起即時停止運作 明日出版最後一份報紙». Apple Daily (em chinês). 23 de junho de 2021. Consultado em 23 de junho de 2021. Cópia arquivada em 23 de junho de 2021 
  12. appledaily http://tw.appledaily.com/. Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 9 de outubro de 2019  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  13. «Apple Daily in Taiwan to end print edition May 17». Consultado em 24 de junho de 2021. Cópia arquivada em 14 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Apple Daily