Apple II séries

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Apple II

A Família Apple II, e uma Série de Computadores feitos pela Apple criados pelo Steve Wozniak que durou de 1977 a 1994 (as primeiras versões foram usadas como Apple ][ e as versões mais antigas do Apple IIe e o Apple IIc foi usado como Apple //).

História do Apple II[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 1976, Steve Jobs convenceu Jerry Manock (que trabalhou pela parte de Design de Calculadoras HP) para criar o Shell pro Apple II. O Apple II mais antigo foi feito em Silicon Valley, e depois em Texas, O Circuito impresso foi feito na Irlanda e em Singapura.

Comercialização[editar | editar código-fonte]

Apple II[editar | editar código-fonte]

Um Apple II com modem e um DAA

Os primeiros computadores foram feitos em 10 de Junho de 1977 com o processador MOS 6502 rodando em 1.023 MHz, 2 Paddles (Descontinuado em 1980 por causa de uma violação), 4KiB de RAM, um gravador para ler programas, e um BASIC(Integer BASIC) na ROM, o Video e 24x40 Monocromático, somente caixa alta na tela, com saida NTSC para colocar em uma TV, ou uma TV comum com uma caixa RF (parte comprada separada). O Preço original foi $1,298 (com 4KB de RAM) e $2,638(com 48KB de RAM). Para Refletir as cores do computador, a Logotipo da Apple de Arco-Íris foi usado até 1998. E foi responasável por abrir as portas de software para os consumidores. Uma unidade de disquete externa de 5¼ polegadas , o Disk II , conectada através de uma placa controladora que é conectada a um dos slots de expansão do computador (geralmente o slot 6), foi usada para armazenamento e recuperação de dados para substituir os cassetes. A interface do Disk II, criada por Steve Wozniak , era considerada uma obra-prima de engenharia por sua economia de componentes eletrônicos. Em vez de ter um chip de síntese de som dedicado, o Apple II tinha um circuito de alternância que só podia emitir um clique por meio de um alto-falante embutido ou de um conector de saída de linha; todos os outros sons (incluindo dois, três e, eventualmente, música de quatro vozes e reprodução de amostras de áudio e síntese de fala) foram gerados inteiramente por software que clicou no alto-falante nos momentos certos. Os múltiplos slots de expansão do Apple II permitiam uma grande variedade de dispositivos de terceiros, incluindo placas periféricas Apple II , como controladores seriais , controladores de tela, placas de memória, discos rígidos, componentes de rede e relógios em tempo real . Havia placas de expansão plug-in - como o Z-80 SoftCard - que permitia que a Apple usasse o processador Z80 e executasse uma infinidade de programas desenvolvidos sob o sistema operacional CP / M , incluindo o dBase II. banco de dados e o processador de texto WordStar . Houve também um 6809 de terceiros que permitiria que o OS-9 Nível Um fosse executado. Cartões de som de terceiros melhoraram muito as capacidades de áudio, permitindo a síntese de música simples e funções de texto para fala. Eventualmente, os cartões aceleradores Apple II foram criados para duplicar ou quadruplicar a velocidade do computador. Rod Holt projetou a fonte de alimentação do Apple II. Ele empregou um projeto de fonte de alimentação de modo comutado , que era bem menor e gerava menos calor indesejado do que a fonte de alimentação linear de alguns outros computadores domésticos usados. O Apple II original foi descontinuado no início de 1981, tendo sido substituído pelo II +. Estima-se que 40.000 máquinas foram vendidas para sua produção de 4 anos.


Séries[editar | editar código-fonte]

8-Bit[editar | editar código-fonte]

Apple II
Apple II Plus
Apple IIe
Apple IIc
Apple IIc Plus

16-Bit[editar | editar código-fonte]

Apple IIGS

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.