Apuleio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com o tribuno da plebe Lúcio Apuleio Saturnino, assassinado em 100/99 a.C..
Apuleius Madaurensis
Philosophus platonicus Madaurensis
Apuleio
Nascimento década de 120
Colonia Flavia Augusta veteranorum Madaurensium
Morte entre as décadas de 170 e 180
Cartago, África Proconsular
Cidadania Romana
Cônjuge Emília Pudentila
Ocupação autor, orador público e filósofo
Obras destacadas Metamorfoses, Apologia

Lúcio Apuleio (em latim: Lucius Apuleius; Madaura, na atual Argélia, c. 125 - Cartago, c. 170) foi um escritor e filósofo médio platônico romano.

Apuleio nasceu em Madaura, pequena mas importante colônia romana. Sua família, proveniente da Itália, era abastada e influente: o pai fora duúnviro, a mais alta magistratura municipal da Roma Antiga, e deixara aos dois filhos uma consistente herança de quase dois milhões de sestércios[1]

Após os primeiros estudos de gramática e retórica transferiu-se para Cartago, onde aprofundou seus conhecimentos de poesia, geometria, música e sobretudo de filosofia, cujos estudos concluiu posteriormente em Atenas.

Interessava-se também pelos ritos esotéricos: em Cartago, pelos mistérios de Esculápio, o correspondente romano de Asclépio, o deus grego da medicina e da cura, e, em Atenas, pelos mistérios eleusinos.

Casou-se com uma viúva rica, Emília Pudentila, e foi acusado pelos parentes de sua esposa de haver utilizado magia para obter seu amor. Defendeu-se através de uma célebre Apologia, que se conservou até os nossos dias.

Sua obra mais famosa é Metamorphoseon Libri XI (Onze livros de metamorfose), mais conhecida como O asno de ouro. Apuleio escreveu também: Floridas (fragmentos de discursos) e De Deo Socratis.

Referências

  1. Lima Neto, Belchior Monteiro (2015). «Conflito familiar, vida urbana e estigmatização na África Proconsular: o caso de Apuleio de Madaura (século II d.C.)». Repositório Institucional UFES. Consultado em 6 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Apuleio