Aquário público

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dubai Mall Aquarium
Georgia Aquarium, nos EUA - Túnel de viagem ao oceano.

Os aquários públicos são instalações abertas ao público para ver espécies aquáticas em aquário. A maior parte dos aquários públicos apresenta uma determinada quantidade de tanques menores , assim como um ou mais depósitos maiores. Os depósitos maiores têm capacidade de comportar milhões de litros de água e espécies grandes, incluindo golfinhos, tubarões ou baleias. Os animais aquáticos e semi-aquáticos (lontras, pinguins etc.), podem ser encontrados, também, em aquários públicos.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Desde o ponto de vista operacional, um aquário público é similar em muitos aspetos a um zoológico ou museu. Um bom aquário terá exposições especiais para atrair os visitantes, além de sua coleção permanente. Alguns têm sua própria versão de "zoo para tocar", por exemplo, o Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, tem um depósito superficial cheio de tipos comuns de raias, e o público pode "tocar" sua pele quando passam.

Como os zoológicos, os aquários normalmente têm um corpo especializado de pesquisadores que estudam os costumes e a biologia das espécies. Nos últimos anos, os grandes aquários têm tentado adquirir e criar diversas espécies de peixes do oceano aberto, inclusive cnidários, como as medusas.

O primeiro aquário público abriu em Regent's Park, Londres, em 1853. Phineas Taylor Barnum o seguiu rapidamente com o primeiro aquário americano, aberto na Broadway, Nova Iorque. A maior parte dos aquário públicos se localizam perto do oceano, para ter uma colaboração constante da água do mar natural. Um aquário pioneiro, no interior, foi o Shedd Aquarium de Chicago, que recebia a água do mar transportada por um trem.

Em janeiro de 1985, Kelly Tarlton iniciou a construção do primeiro aquário a incluir um grande túnel acrílico transparente, em Auckland, na Nova Zelândia, uma tarefa que necessitou de 10 meses e custou três milhões de dólares neozelandeses. O túnel de 110 metros foi construído com folhas de plástico de fabricação alemã que moldavam ali um grande túnel. Atualmente, uma esteira rolante transporta os visitantes e os grupos escolares que, ocasionalmente, passam a noite ali, sob os tubarões e raias.

Frequentemente, alguns aquários públicos se afiliam a instituições oceanográficas importantes ou conduzem seus próprios programas de investigação, e normalmente se especializam nas espécies e ecossistemas que podem encontrar nas águas locais.

Aquários[editar | editar código-fonte]

Nome do Aquário Público País Ano de Fundação Página Oficial
AquaDom  Alemanha, Berlim 2004 Link
Aquário Municipal de Santos  Brasil, Santos 1945 Link
Aquário de Paranaguá  Brasil, Paranaguá 2013 [1]
Acqua Mundo  Brasil, Guarujá 2001 Link
Aquário de Ubatuba  Brasil, Ubatuba 1996 Link
Aquário Público Paulistano  Brasil, São Paulo ???? Link
Georgia Aquarium  Estados Unidos, Atlanta 2005 Link
Monterey Bay Aquarium  Estados Unidos, Monterey 1984 Link
Aquamuseu do Rio Minho  Portugal, Minho 2005 Link
Estação Litoral da Aguda  Portugal, Arcozelo 1999 Link
Fluviário de Mora  Portugal, Mora 2007 Link
Oceanário de Lisboa  Portugal, Lisboa 1998 Link
Aquário Vasco da Gama  Portugal, Oeiras 1898 Link
Havets Hus  Suécia, Lysekil 1993 Link

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aquário público