Araçari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPteroglossus
Pteroglossus beauharnaesii por John Gould
Pteroglossus beauharnaesii por John Gould
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Género: Pteroglossus
Espécies
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Araçari

Pteroglossus é um género de aves piciformes, da família Ramphastidae, que inclui doze espécies de araçaris, nativas de zonas florestais da América do Sul tropical.

Os araçaris são aves de médio porte, com 34 a 45 cm de comprimento, semelhantes a tucanos. São aves muito coloridas, quer na plumagem, em tons de verde e vermelho, quer no bico grande e forte que apresenta padrões e cores variável de espécie para espécie. Distinguem-se das saripocas pela plumagem do peito, de cor amarela ou amarela e vermelha. A maioria das espécies do grupo não apresenta dimorfismo sexual.

Os araçaris habitam zonas de vegetação densa, preferindo os estratos superiores da floresta. A sua alimentação é feita à base de insetos, outros pequenos invertebrados e frutas ,entretanto já foi avistado se alimentando de Rolinhas,quando este em bando.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Araçari" origina-se do termo tupi arasa'ri[1]. Pteroglossus origina-se da junção dos termos gregos pterón (asa)[2] e glôssa (língua)[3].

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.153
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 413.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 854.
  4. «Os Nomes Portugueses das Aves do Mundo» (PDF). europa.eu. 20 de junho de 2021. Consultado em 13 de julho de 2023 
  • «Jacamars». IOC World Bird List (em inglês). Gill, F & D Donsker (Eds). 15 de abril de 2014. Consultado em 8 de maio de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]