Araguari Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Araguari
Nome Araguari Atlético Clube
Alcunhas Galo da Comarca
Fundação 16 de novembro de 1944 (73 anos)
Estádio Vasconcelos Montes
Capacidade 6.000 pessoas
Competição Minas Gerais Campeonato Mineiro - Segunda Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Araguari Atlético Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Araguari, no estado de Minas Gerais, fundada a 16 de novembro de 1944.

História[editar | editar código-fonte]

Clube tradicional do futebol do interior de Minas Gerais, o Araguari já protagonizou algumas campanhas na elite do futebol mineiro, principalmente em 1965, 1976 e 1990.

Em 1951, participou do Primeiro Campeonato do Triângulo Mineiro, vencido pelo seu rival Fluminense Futebol Clube, de Araguari.

Em 1979, quando teve uma de suas melhores formações, conseguiu empatar em casa contra o poderoso Clube Atlético Mineiro.

Foi vice-campeão mineiro da Segunda Divisão em 1964 e campeão da Terceira Divisão em 1993, com uma campanha excelente, superando, no quadrangular final, Ideal de Ipatinga, Guarani de Divinópolis e Unaí.

Em 1995, chegou à fase final do Módulo II do Campeonato Mineiro, mas não alcançou a promoção, conseguida por Villa Nova Atlético Clube e Associação Atlética Paraisense.

Nos dias atuais, para a tristeza de sua torcida, o clube se licenciou das competições promovidas pela Federação Mineira de Futebol, participando apenas da liga amadora de sua cidade. A última vez que disputou o profissionalismo estadual foi em 1998, ano em que acenava para um futuro sem grandes perspectivas, embora tenha chegado ao hexagonal final. Nesse período, a sua praça de esportes, localizada na Avenida Bahia, foi vendida. A sua nova casa mudou para o outro lado da cidade, distante seis quilômetros do antigo campo.

Manda seus jogos no estádio Vasconcelos Montes, com capacidade para 6.000 pessoas. Suas cores são o branco, azul e o vermelho.

Futebol feminino[editar | editar código-fonte]

O Araguari é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino.

Em 1958 houve uma crise financeira em um dos tradicionais colégios da cidade e a forma idealizada para arrecadar fundos foi uma partida entre mulheres. Depois de algumas "peneiras", o Araguari selecionou 22 meninas entre 12 e 18 anos e após vários treinos, o jogo entre as duas equipes da cidade aconteceu em dezembro de 1958. Como o Fluminense (de Araguari) não formou uma equipe, 11 meninas do Araguari vestiram a camisa adversária para a realização do jogo beneficente. O sucesso foi grande que a revista "O Cruzeiro" fez matéria de capa sobre o acontecimento, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou jogos de futsal. Com o sucesso do jogo e a divulgação da revista, houve, nos meses seguintes, vários jogos do time feminino do Araguari em cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte inclusive) e também em Goiânia e Salvador. Em meados de 1959 a equipe feminina do Araguari foi desfeita, por pressão dos religiosos de Minas Gerias[1][2].

Hino[editar | editar código-fonte]

As três cores do seu belo pavilhão,

Azul, branca e bem vermelha

Mostrando sua verdadeira inclinação

Traduzindo aquilo que espelha

As três cores do seu belo pavilhão,

Azul, branca e bem vermelha

Mostrando sua verdadeira inclinação

Traduzindo aquilo que espelha

Do azul de sua fraternidade,

O branco de sua dedicação

E o vermelho, o seu amor e tradição

Sua garra e muita lealdade

sonhando santo campeão

Araguari, Araguari

Do seu humilde nascimento ideal

Vibrante de tua escola

Com ânsia de crescer, pois afinal

Araguari tem a se chamar

Do seu humilde nascimento ideal

Vibrante de tua escola

Com ânsia de crescer, pois afinal

Araguari tem a se chamar

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Primeiro time feminino brasileiro é reativado em Minas Folha de S. Paulo - (edição de 12/6/2011) - consultado em 11 de agosto de 2011
  2. Nos anos 50, futebol feminino tinha gracejos, fãs e talento Folha de S. Paulo - (edição de 12/6/2011 por Lucas Reias) - consultado em 11 de agosto de 2011