Arauetés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Araueté)
 Nota: Se procura pela língua falada pelos Arauetés, veja Língua araueté.
Arauetés
(Araweté, Bïde)
Crianças Arawetés
População total

467

Regiões com população significativa
 Brasil (PA) 467 (Siasi/Sesai, 2014)[1]
Línguas
português
araueté
Religiões
Xamanismo

Os arauetés (etnônimo brasílico: Araweté) são um povo indígena brasileiro que fala uma língua da família tupi-guarani. Habitam as terras indígenas Araweté Igarapé Ipixuna e Trincheira/Bacajá, no Pará. No ano de 1994 sua população estimada era de 220 pessoas. Em 2003, tal grupo contava com 293 indivíduos.

A cosmologia araueté engloba conceitos de pessoa, de morte, e de divindade. Nos cantos e rituais xamânicos, as divindades e os mortos se manifestam aos humanos. O tema do canibalismo divino é central para a compreensão do conceito araueté da divindade e da pessoa. A metafísica araueté descreve o lugar do humano no universo, sua inscrição fundamental no elemento da temporalidade, e a lógica da identidade e da diferença que comanda sua ontologia original.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Socioambiental. «Quadro Geral dos Povos». Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. Consultado em 17 de setembro de 2017 
  2. Entrevista (áudio): Eduardo Viveiros de Castro relança livro sobre Araweté, tribo indígena da região do Pará. Cultura FM, 26 de abril de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]