Arcady Strugatsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arcady Strugatsky
Nome completo Arkady Natanovich Strugatsky
(Арка́дий Ната́нович Струга́цкий)
Nascimento 28 de agosto de 1925
Batumi,  Geórgia
Morte 12 de outubro de 1991 (66 anos)
Moscou,  União Soviética
Progenitores Pai: Natan Strugatsky
Parentesco Boris Strugatsky (irmão)
Ocupação escritor

Arcady Strugatsky (Аркадий Стругацкий em russo; Batumi, 28 de agosto de 1925Moscou, 12 de outubro de 1991) foi um escritor russo de ficção científica. Era irmão de Boris Strugatsky, em cuja parceria escreveu vários livros.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na Geórgia, mudou-se com a família para Leningrado, Rússia (hoje São Petersburgo). Em janeiro de 1942, Arkady e seu pai foram evacuados do Cerco a Leningrado, porém Arkady foi o único sobrevivente no vagão do trem; seu pai faleceu ao chegar em Vologda.

Arkady foi recrutado para o exército soviético em 1943. Treinou primeiro na escola de artilharia em Aktyubinsk e depois no Instituto Militar de Línguas Estrangeiras em Moscou, no qual se formou em 1949 como intérprete de inglês e japonês. Em 1955, começou a trabalhar como editor e escritor. Em 1958, começou a colaborar com seu irmão Boris, uma colaboração que durou até a morte de Arkady em 12 de outubro de 1991.

Arkady tornou-se membro da União dos Escritores Soviéticos em 1964. Além de sua própria escrita, traduziu histórias curtas e romances de língua japonesa, bem como algumas obras em inglês com seu irmão.

Obras traduzidas em português[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este(a) artigo sobre um(a) escritor(a) de ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.