Archivea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaArchivea

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Archivea
Espécies
Archivea kewensis

Archivea é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae).[1]

O gênero Archivea foi proposto por Christenson & Jenny em Orchids 65: 497, em 1996. A Archivea kewensis Christenson & Jenny é sua espécie tipo. É um pequeno gênero composto por 1 espécie (subfamília Epidendroideae).

Trata-se de gênero até agora duvidoso pelo fato de nunca ter sido coletada planta que correspondesse à ilustração apresentada em sua descrição.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do gênero é uma referência ao fato deste ter sido descrito apenas com base em uma aquarela encontrada nos arquivos de Kew.

Habitat[editar | editar código-fonte]

As espécies deste género são supostamente epífitas. Os autores citam sua única espécie para o Brasil, porém sem indicação de localidade. Observamos que esta espécie pode não ser brasileira ou mesmo tratar-se de um engano de ilustração.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Vegetativamente assemelha-se muito a algumas espécies de Coryanthes e Cirrhaea, mas suas flores apresentam-se em inflorescências basais eretas. Notamos que a posição ereta da inflorescência na ilustração parece-nos mais uma liberdade que o ilustrador tomou ao retratar a planta e é possível que esta seja pendente.

A inflorescência comporta cerca de dez flores de amarelo pálido com sépalas e pétalas estreitas e acuminadas. As flores lembram muito as de Horichia, das quais se diferenciam principalmente pelo labelo com duas garras laterais, cujos lobos laterais fundem-se formando uma quilha no centro do labelo, e coluna arqueada porém muito mais curta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Archivea». Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (em inglês). Consultado em 8 de maio de 2022 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Archivea
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Archivea