Areias (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Areias
  Bairro do Brasil  
Localização do bairro Areias na cidade do Recife
Localização do bairro Areias na cidade do Recife
Localização do bairro Areias na cidade do Recife
Localização
Mapa
Mapa de Areias
Coordenadas 8° 5' 32" S 34° 55' 57" O
Unidade federativa Pernambuco
Zona Sudoeste
Região administrativa RPA5
Município Recife
História
Criado em 1879
Características geográficas
Área total 240 ha.
População total 29,894 habitantes hab.
Densidade 124,51 hab./km²
 • IDH 0,870
Outras informações
Taxa de crescimento -2,4
Domicílios 9.129
Rendimento médio mensal R$ 1.941,97
Limites Jardim São Paulo Estância Imbiribeira Ipsep Barro

Areias é um bairro do Recife, Pernambuco. Localiza-se na RPA5[1] e faz limites com os bairros de Estância, Jiquiá, Imbiribeira, Ipsep, Caçote, Ibura, Barro e Jardim São Paulo O bairro de Areias está localizado entre os bairros de Jardim São Paulo e Estância, sendo muitas vezes confundido com estes.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro está relacionado com o tipo de solo (arenoso) predominante no local em que a povoação foi erguida.

É de Areias uma das mais tradicionais agremiações do carnaval recifense, a Troça Carnavalesca Mista Lavadeiras de Areias[2], criada em 03/12/1940, tendo como fundadoras: Amara dos Santos, Aide de Albuquerque, Severina de França, Eunice Machado, Jovelina de Anunciação e Lindalva Dantas.

Areias também já abrigou o prédio da Sanbra - Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, criada no Recife a 20 de junho de 1923. No início a indústria centrava-se na negociação de fibras de algodão, mas, ao longo de sua trajetória, investiu nas mais variadas matérias primas visando a extração de óleo comestível.

Areias é um bairro residencial mas também é um lugar onde há muito comércio, onde localizam-se supermercados , o Mercado de Areias, o Mini Shopping de Areias, O Centro de Controle do Metrorec e o SENAI. Ainda em Areias passam importantes corredores do Recife: Avenida Recife e Avenida Doutor José Rufino.

Comunidades[editar | editar código-fonte]

Areias compõe-se de várias comunidades, com identidade prória, mas agrupadas em um único bairro. São elas:

Vila Cardeal e Silva[editar | editar código-fonte]

A Vila Cardeal e Silva[3] é um local muito conhecido do bairro onde foram construídas muitas praças, chegando a ter mais praças que muitos municípios, Vila Cardeal, como é chamada, abriga o terminal de ônibus de mesmo nome.

Jardim Uchoa[editar | editar código-fonte]

O Jardim Uchôa é uma das localidades do bairro. Lá existe o seu terminal de ônibus que leva o mesmo nome. É nessa localidade que encontra-se a garagem de ônibus da Metropolitana.[4]

Vila Tamandaré[editar | editar código-fonte]

A Vila Tamandaré é mais um dos lugares bastante conhecidos do bairro, tem um terminal de ônibus também de mesmo nome e ainda abriga o conjunto residencial Ignez Andreazza, que dizem ser o maior conjunto residencial da América Latina.[5]

Vila das Lavadeiras[editar | editar código-fonte]

Um dos locais mais conhecidos do bairro é a Vila das Lavadeiras, onde durante a gestão do governador Agamenon Magalhães (1951/52) foi construído um conjunto de casas populares.[6]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em Areias está instalado o Hospital Geral de Areias[7], que funciona desde 1980, com o nome de Posto de Assistência Médica 7 e conhecido como PAM de Areias, com atendimento nas especialidades Cirurgia geral, Clínica Médica, Dermatologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Geriatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Reumatologia, Urologia, Odontologia e Cirurgia bucomaxilofacial.

Limites atuais do Bairro[editar | editar código-fonte]

Areias faz limite com o bairro do Ipsep,Ibura e Caçote ao sul, Barro , a Oeste, Imbiribeira a Sudeste, Jiquiáa Leste, Estância e Jardim São Paulo a Norte.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Área: 240 ha.

Habitantes: 29.894

Densidade demográfica: 124,51 hab./ha [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]