Arena de Nimes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arena de Nimes
Categoria 1ª Categoria
Estilo Clássico romano
Inauguração 27 a.C.
Restauro 1863
Lotação 16.300
Propriedade Estado Francês
Património
Classificação nacional Monumento Nacional
Data 1840
Geografia
País  França
Localidade Nimes

A Arena de Nimes (Arènes de Nîmes em francês) é um anfiteatro romano situado na cidade francesa de Nimes. Edificado no ano 27 a.C., na actualidade encontra-se remodelado e utiliza-se como Praça de touros para a celebração de corridas de touros desde 1863 (a Arena de Nimes é sede de duas feiras taurinas por ano). Também é utilizada para outro tipo de espectáculos.

O recinto tem forma elíptica com 133 metros de comprimento e 101 metros de largura. Está rodeado por 34 arquibancadas, sustentadas por uma construção abobadada. A sua capacidade é de 16.300 espectadores e conta com uma cobertura móvel e um sistema de climatização desde 1989.

História[editar | editar código-fonte]

Construído no tempo do imperador Augusto, à queda da república, o anfiteatro foi fortificado pelos Visigodos e rodeado por uma muralha. Durante os turbulentos anos que se seguiram ao afundar do poder visigodo na Hispânia e na Septimânia, a invasão muçulmana e posterior conquista pelos reis francos (princípios do século VIII), os viscondes de Nimes construíram o seu palácio-fortaleza dentro do anfiteatro. Mais tarde um pequeno bairro desenvolveu-se no seu interior, o qual contava com umas cem moradias e duas capelas. Setecentas pessoas viviam no seu interior no seu momento de maior esplendor.

As construções permaneceram no anfiteatro até o século XVIII, quando foi decidida a sua destruição de modo a devolver ao anfiteatro seu aspecto original.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

A banda alemã "Rammstein" gravou no anfiteatro o CD/DVD "Völkerball" (em Português, "Queimada"), lotando-o com fãs vindos de toda França e de diversas partes do mundo.

De forma semelhante, a banda de Thrash Metal "Metallica" gravou também um DVD na arena de Nimes, chamado "Français Pour Une Nuit" ou, em português, "Francês por uma noite", que também lotou o anfiteatro com fãs da banda vindos de diversos paises do mundo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arena de Nimes