Arenas Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arenas Club
Arenas Club.png
Nome Arenas Club de Getxo
Alcunhas El Histórico
Fundação 1909 (110 anos)
Estádio Campo Municipal de Gobela
Capacidade 1.200
Localização Getxo, Flag of Spain.svg Espanha
Presidente Francisco Herrero
Treinador Natxo Ortiz
Material (d)esportivo Adidas
Competição Tercera División
Website http://arenasclub.com/
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Arenas Club, conhecido popularmente como Arenas de Guecho, é um clube de futebol de Espanha com sede na cidade de Guecho, em Vizcaya (País Basco). Foi fundado em 1909 e joga na Terceira Divisão Espanhola Foi um das equipes mais importantes do futebol espanhol durante o primeiro terço do século XX quando ganhou uma Copa do Rei em 1919 e obteve três vice campeonatos em 1917, 1925 e 1927.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

O futebol aparece em Getxo na primeira década do século XX, importado directamente de Inglaterra, da mão de jovens burgueses guechotarras que tinham conhecido e se tinham aficionado a este desporto durante sua estadia como estudantes naquele país. Os vínculos comerciais e económicos existentes entre Vizcaya e Inglaterra faziam que muitos dos filhos da alta burguesía vizcaína fossem estudar àquele país.

Os primeiros partidos de futebol nas Areias disputaram-se já em 1901, mas foi em 1909 quando se fundou o Areias Football Clube, de forma que a torcida ao futebol nas Areias se institucionaliza definitivamente. O Areias Football Clube passaria em 1912 a denominar-se Areias Clube e em 1917 adoptaria sua definitiva denominação de Areias Clube de Getxo, uma forma de fazer extensible a representatividade do clube ao resto de bairros de Getxo como Neguri, Algorta, Romo ou Santa María.

O Areias subcampeón e campeão de Copa[editar | editar código-fonte]

Quase desde sua fundação estabeleceu-se uma grande rivalidade com o Athletic Clube. Os "areneros" tiveram que esperar até 1917 para arrebatar a seus vizinhos bilbaínos o Campeonato do Norte, torneio regional que disputavam as equipas bascas e que brindava uma praça classificatória para o Campeonato de Espanha. Nesse ano, além de adotar sua denominação definitiva, o Areias adotou também sua indumentaria clássica rojinegra.

Essa vitória do Areias rompeu uma grande racha de seu rival, o Athletic, que levava três temporadas consecutivas conquistando o Campeonato de Espanha. Na Copa do Rei de Futebol 1917 o Areias desfez-se em semifinais do Sporting de Gijón, e na final encontrou-se com o Real Madri. Depois de um primeiro 0-0, disputou-se o partido de desempate o 15 de maio de 1917 no Campo do Espanhol de Barcelona. O Areias adiantou-se com um golo de Suárez aos 20 minutos que posteriormente igualou o francês René Petit, já na segunda parte. O Madri teve uma grande oportunidade de adiantar graças a um pênalti que deteve o guardameta vizcaíno Jáuregui, mas o partido acabou em empate. No entanto, na prorrogação um golo do madridista Ricardo Álvarez supôs que com um 2-1 definitivo, a Copa fosse para Madri. O alinhamento do Areias subcampeón estava formada por Jáuregui; Vallana, Ormaechea; Uriarte, Barturen, José María Peña; Careaga, Chacho, Muñoz, Suárez e Florencio Peña.

O Areias em Primeira Divisão[editar | editar código-fonte]

O Areias foi um das dez equipas eleitos para fazer parte da Primeira Divisão de Espanha 1928/29 na recém criada Une espanhola de futebol. Essa honra obteve-o por seus quatro finais de #Copa atingidas e pelo título de Copa que tinha ganhado em 1919. O vice-presidente do Areias, José María Acha Larrea, teve um papel importantíssimo na fundação do Campeonato de Une, pelo que o resto de clubes lhe presentearam um busto de bronze em reconhecimento a seu labor. Esse busto exibiu-se no campo de Gobela até sua demolição e actualmente é guardado com fita-cola nos escritórios do Clube ante a impossibilidade de voltar a colocá-lo no novo estádio. Seu debut em Une produziu-se um 10 de fevereiro de 1929 ante o Athletic de Madri, que lhe derrotou por 2-3. O Areias acabou a primeira temporada em 5ª posição, na metade da tabela. Melhor foi a temporada seguinte, a 1929-30, na que o Areias acabou em 3º lugar, a melhor classificação de sua história.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

  • Uniforme titular: t-shirt a listras verticais vermelhas e negras, pantalón negro e médias com listras horizontais vermelhas e negras.
  • Uniforme alternativo: t-shirt verde, pantalón verde e médias com listras horizontais vermelhas e negras.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Gobela (capacidade: 1.200 espectadores, todos sentados) Dimensões: 100x60 (erva artificial)

Dados do clube[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Copa do Rei (1): 1919
  • 3 Subcampeonatos da Copa do Rei (1917, 1925 e 1927)
  • Campeonato do Norte (3): 1917, 1919 e 1922
  • Campeonato de Vizcaya (2): 1925 e 1927
  • Copa Basca (1): 1936

Treinadores famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

Links externos[editar | editar código-fonte]