Argóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Picto infobox map.png
Argóvia
Cantão da Suíça
Wappen Aargau matt.svg
Brasão de armas
Localização na Suíça
Swiss Canton Map AG.png
Dados
Capital Aarau
Adesão à confederação 1803
Sigla AG
População 574.813 habitantes
Censo 31/12/2006
Área 1.404 Km²
Densidade 409,41 hab./km²
Nº de Comunas 231
Línguas alemão
Mapa do cantão
Karte Kanton Aargau.png

Argóvia (em alemão: Aargau) é um cantão da Suíça, situado no norte do país, entre Basileia e Zurique. A capital é Aarau.

Tem 1404 km² e 630 000 habitantes,[1] cuja capital é Aarau com cerca de 20 000 habitantes. É atravessado pelos rios Reuss e Aar e nele cultiva-se a vinha, frutas e cereais. Existe nas suas imediações extracção de sal e gesso e indústrias de maquinaria ligeira, têxteis e produtos alimentares. Rheinfelden e Baden são os centros turísticos da região. A população é maioritariamente protestante de língua alemã.

História[editar | editar código-fonte]

A Argóvia foi uma possessão austríaca entre 1213 e 1415, quando passou a integrar o cantão de Berna. Tornou-se um cantão independente em 10 de março de 1803.

É a terra de origem da Casa Habsburgo, que posteriormente reinaria sobre a Áustria.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A capital do cantão é Aarau, que está localizado em sua fronteira ocidental, no Aare. O cantão faz fronteira com a Alemanha (Baden-Württemberg) ao norte, o Reno formando a fronteira. A oeste estão os cantões suíços de Basileia-Campo, Solothurn e Berna; o cantão de Lucerna fica ao sul, e Zurique e Zug a leste. Sua área total é de 1 404 quilômetro quadrados (540 sq mi). Além do Reno, contém dois grandes rios, o Aare e o Reuss.[2]

O cantão de Argóvia é um dos cantões suíços menos montanhosos, formando parte de uma grande terra de mesa, ao norte dos Alpes e ao leste do Jura, acima do qual se elevam colinas baixas. A superfície do país é diversificada com extensões ondulantes e colinas bem arborizadas, alternando com vales férteis regados principalmente pelo Aare e seus afluentes.[3] Os vales alternam com colinas, muitas das quais são arborizadas. Pouco mais de um terço do cantão é arborizado (518 quilômetro quadrados (200 sq mi)), enquanto quase metade é utilizada da agricultura (635,7 quilômetro quadrados (245,4 sq mi)). 33,5 quilômetro quadrados (12,9 sq mi) ou cerca de 2,4% do cantão é considerado improdutivo, principalmente lagos (notadamente Lago Hallwil) e córregos. Com uma densidade populacional de 450/km2 (1.200/sq mi), o cantão tem uma quantidade relativamente alta de terra utilizada para o desenvolvimento humano, com 216,7 quilômetro quadrados (83,7 sq mi) ou cerca de 15% do cantão desenvolvido para habitação ou transporte.[4]

Contém as fontes de enxofre quente de Baden e Schinznach-Bad, enquanto em Rheinfelden há fontes salinas muito extensas. Logo abaixo de Brugg, o Reuss e o Limmat se juntam ao Aar, enquanto ao redor de Brugg estão o castelo em ruínas de Habsburgo, o antigo convento de Königsfelden (com vidro medieval pintado) e os restos do assentamento romano de Vindonissa (Windisch). O Mosteiro de Fahr forma um pequeno enclave do cantão, de outra forma cercado pelo cantão de Zurique, e desde 2008 faz parte do município de Würenlos.

Comunas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Argóvia

Referências

  1. «cantão de argóvia breves descrições». hallo-aargau. Consultado em 25 de junho de 2020 
  2. Cohen 1998, p. 1
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome eb
  4. Federal Department of Statistics 2006
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.