Aristóbulo da Britânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aristóbulo da Bretanha)
Santo Aristóbulo da Britânia
Bispo de Britânia; Apóstolo da Britânia
Nascimento ?
?
Morte ?
?
Veneração por Toda cristandade
Festa litúrgica 4 de janeiro e 31 de outubro na Igreja Ortodoxa
Portal dos Santos
Gravura de St. Aristóbulo da Britânia

Aristóbulo da Britânia[nota a], dito Apóstolo da Britânia, foi um judeu cipriota, posteriormente um santo, e um dos Setenta Discípulos. Junto com Urbano, Ampliato, Estácio, Apeles e Narciso, ele foi um ajudante de Santo André. Ele é considerado tradicionalmente como o primeiro bispo da Britânia.

Tamanho era o apelo do apóstolo Aristóbulo entre os celtas britões que uma região inteira foi batizada em sua homenagem: Arwystli, que depois se tornou um pequeno reino medieval e continua até hoje como sendo um distrito (cantref) no condado de Powys, no País de Gales.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Assim como diversos outros santos, Aristóbulo teve sua vida contada no livro Prólogo de Ohrid, de São Nikolai Velimirovic.

Notas[editar | editar código-fonte]

[nota a] ^ Título completo: em grego: Aghios Apostolos Aristovoulos, Martyras, kai Protos Episkopos Vretannias; em galês: Arwystli Hen Episcob Cyntaf Prydain; em latim: Sanctus Aristobulus Senex, Apostolus, Martyr, Episcopus Primus Britanniae; em inglês: Saint Aristibule the Old, Apostle, Martyr, and First Bishop of Britain.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.