Ir para o conteúdo

Aritmética da Emília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aritmética da Emília
Autor(es)Monteiro Lobato
IdiomaPortuguês
País Brasil
Gênerolivro infantil
SérieSítio do Picapau Amarelo
Lançamento1935

Aritmética da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato, lançado primeiramente sob o título Arimética da Emília e publicado em 1935.

Na história, Monteiro Lobato consegue transformar uma matéria tão árida como a Aritmética em uma linda brincadeira no pomar, onde o quadro-negro em que faziam contas era o couro do Quindim.

Neste livro, as crianças aprendem sobre números decimais, frações, como transformar frações em números decimais, soma, subtração, multiplicação de números decimais, frações e números mistos e comuns. Aprendem também sobre o mínimo múltiplo comum, números romanos, quantidades, dinheiros antigos e de outros países, de onde vieram os números 1, 2, 3..., números complexos como raiz quadrada, entre outros.

É um livro indicado para crianças entre o 4° e o 6º ano escolar.

Capítulos

[editar | editar código]
  1. A ideia do Visconde
  2. Os artistas da aritmética
  3. Mais artistas da aritmética
  4. Manobras dos números
  5. Acrobacias dos artistas arábicos
  6. A primeira reinação
  7. A segunda reinação
  8. A terceira reinação
  9. Quindim e Emília
  10. A reinação da igualdade
  11. As frações
  12. Mínimo múltiplo
  13. Somar frações
  14. Subtrair frações
  15. Multiplicar frações
  16. Dividir frações
  17. Os decimais
  18. As medidas
  19. Números complexos



Este artigo é somente um esboço sobre a obra de Monteiro Lobato. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.