Arjuna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura o Anime, veja Earth Girl Arjuna.

Arjuna (Sânscrito: अर्जुन, arjuna) (também conhecido como Parth, significando filho de Prita ou Cunti) é uma personagem da mitologia hindu, um dos heróis do épico Maabárata. Filho do deus Indra é um dos cinco heróis da epopeia hindu. Foi casado com Subadra, irmã de Críxena, com quem teve um filho chamado Abhimanyu.

Arjuna está na classe 2 guerreiros maharatha.[1]

A atual teologia hindu, contando com ensinamentos do ilustre Mahatma Gandhi, vê nos textos sagrados não uma narrativa histórica mas sim simbólica. Assim, interpreta Arjuna não como um homem sofrendo a injustiça de ter seu reino tomado, mas sim, um símbolo para o homem comum buscando sabedoria de Krishna, e seus inimigos usurpadores são representações do ego, tal como o seu reino tomado é na verdade ele como ser, ou seu corpo. Assim, quando Krishna incita a guerra contra os inimigos para retomar o seu reino por direito, na verdade não está preconizando a guerra e sim prescrevendo que seu discípulo,Arjuna lute contra o ego e desvirtudes correlatadas em prol da total controle da alma sobre a matéria.

Ícone de esboço Este artigo sobre Hinduísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.