Bazuca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arma leve anticarro)
 Nota: Se procura pelo instrumento musical, veja Bazuca (instrumento musical).
Bazuca

Soldado empunha um Lança Foguetes M1

Tipo
Lança-granadas-foguete
weapon functional class (d)
Características
Comprimento
1,4 m
Diâmetro
0,1 m
Diâmetro
60 mm
Pesos
6,8 kg
Concepção
País de origem
Estilista
Edward Uhl (en)
Data
Distribuição
Lançamento
Utilização
Retirada

Bazuca é o nome popularizado para o "lança-foguetes" ou "lança-rojão", uma arma portátil antitanque[1] em forma de tubo. O termo Bazuca é derivado do inglês "bazooka", por sua vez inspirado no instrumento musical do mesmo nome e ao qual se assemelha, inventado pelo comediante Bob Burns. É usada para penetrar a blindagem de carros de combate ou de outros veículos blindados ou não, através do disparo de uma granada que se utiliza de propelente próprio. Ocasionalmente pode ser utilizada contra construções. De uso exclusivo das forças armadas em todo mundo, o dispositivo é uma das armas mais comercializadas no tráfico de armas e está a disposição de grupos paramilitares e terroristas em todo o globo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A bazuca foi posta em uso pela primeira vez pelos estadunidenses na Segunda Guerra Mundial (a partir de 1942) com a finalidade de fornecer uma arma portátil contra ataques a dispositivos blindados. A Alemanha também produziu sua própria versão da arma, denominada Panzerschreck, obtendo relativo sucesso em combate, também havia um segundo modelo alemão denominado Panzerfaust. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética criou o modelo RPG-7.

Formato[editar | editar código-fonte]

O lança-foguetes era operado por duas pessoas (os mais modernos são operados por apenas uma pessoa, como o moderno AT-4 por exemplo), e constituído por um tubo em que se provoca eletricamente o acendimento e a orientação do início da trajetória de uma granada-foguete recarregável, a qual geralmente possui aletas de direcionamento para a estabilização do direcionamento inicial.

Sob o termo genérico de RPG, existe em uma série de lançadores os quais se utilizam dos mesmos princípios, com calibres variando de 60 mm a 90mm e cujo alcance efetivo pode chegar a 300 metros de distância.

Soldados seguram/segurando
bazucas de 88,9 mm (esquerda)
e 60 mm (direita)
Bazuca e dois projéteis. Panzerschreck
RPG-7 AT-4 Panzerfaust

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bazuca

Referências

  1. bazuca in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-01-18 04:22:23]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/bazuca

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Bazuca.
Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.