Armero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o jogador de futebol, veja Pablo Armero.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Armero é um município da Colômbia, no departamento de Tolima, o chefe municipal é a cidade Armero Guayabal (Guayabal); Faz fronteira com os municípios de Ambalema, Falan, Lleida, Líbano, Honda, Villahermosa e San Sebastian de Mariquita, e do departamento de Cundinamarca; É banhada pelos rios Lagunilla, Cuamo, Sabandija e Magdalena.

Na manhã do dia 13 de novembro de 1985, a cidade foi sepultada devido à erupção do vulcão Nevado del Ruiz, nos Andes que deu origem a um lahar que transportou lama e rochas, que nalguns locais, chegou a ter com 104 metros de espessura.

Provocou a morte da quase totalidade da população, os poucos sobreviventes fugiram antes do acidente e vivem em cidades próximas. O resto cerca de 23.000 pessoas jazem debaixo das ruínas, tal como sucedeu em Pompeia e Herculano. A população da cidade tinha sido avisada na noite anterior do perigo, mas o presidente da câmara, não querendo assustar as pessoas, não as avisou e deu-se a tragédia.[carece de fontes?]

Imagens do vulcão Nevado del Ruiz um mês antes da tragédia. Pode-se ver as emanações de vapor da cratera

Omaira Sanchez[editar | editar código-fonte]

Esta criança da cidade de Armero, de 13 anos, que caiu no meio das lamas e nos escombros, agonizou durante 60 horas e morreu vítima de gangrena gasosa, converteu-se no símbolo mundial de uma das piores tragédias ocasionada por um vulcão no século XX; durante o tempo que sobreviveu falou com jornalistas e enviou, constantemente, uma mensagem de fé e esperança. As suas fotos e filmes correram o mundo inteiro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Informações sobre a tragédia de Armero

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Armero