Arnelas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.

Arnelas é um lugar da freguesia de Olival, concelho de Vila Nova de Gaia.

Situada na margem esquerda do Douro em cascata, Arnelas apresenta-se rica em história. Uma das mais antigas povoações de Portugal, anterior mesmo a romanização. Contudo, supõem-se que terão sido destruídas por enchentes do Douro, assim como os seus vestígios.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1540 sobre as ruínas de uma povoação anterior, conheceu grande prosperidade no reinado de D. João II, em que para a reconstrução da capela de S. Mateus o Rei fixou um imposto sobre os produtos que passavam fluvialmente pelo Douro. Só em 1723 tiveram início as obras, sendo terminadas quatro anos depois. Apesar de não possuir pormenores arquitectónicos de relevo, apresenta em belo conjunto de altares. Existiram igualmente umas caves de Vinho do Porto fundadas no tempo do marquês de Pombal, sendo que o vinho ao passar por Arnelas pagava a respectiva taxa. Nessa altura, Arnelas era um importante porto fluvial, em que recebia por terra o sal proveniente de Aveiro em carros de bois, e recebia os vinhos e produtos agrícolas do Douro transmontano.

Património[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.