Aroeira (Charneca de Caparica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Aroeira é uma localidade na margem sul do rio Tejo, mais propriamente na freguesia de Charneca de Caparica, Município de Almada e Distrito de Setúbal.[1] Nela situa-se a famosa Herdade da Aroeira e existem ainda outras inúmeras construções do tipo-vivenda, utilizadas tanto como primeira como segunda habitação. O seu crescimento ocorreu, principalmente, a partir da década de 1970.

Envolvente[editar | editar código-fonte]

Inserida num vasto pinhal, o Pinhal da Aroeira, na envolvente desta localidade, a oeste, ficam as praias da Fonte da Telha, as praias da Costa de Caparica e a Mata Nacional dos Medos. A sul, fica a Herdade da Aroeira e o seu campo de golfe, e, a leste, as localidades de Verdizela e Belverde. A Herdade da Aroeira fica a 25km do centro de Lisboa e a apenas 600 metros da praia, sendo que é o maior complexo residencial e de golfe da Grande Lisboa.[2]

Teleférico da Aroeira[editar | editar código-fonte]

Teleférico da Aroeira


Unknown route-map component "uSTRc2" Unknown route-map component "uCONT3"
SolpraiaCaparica
Unknown route-map component "uKBHF1"
Unknown route-map component "uSTRc4" + Unknown route-map component "uexKBHFa"
0 Fonte da Telha
Unknown route-map component "uexGIPl"
Unknown route-map component "uexKBHFe"
Herdade da Aroeira

Em 2000, um projecto para a construção de um teleférico, ligando a praia da Fonte da Telha à Herdade da Aroeira, foi apresentado pelo Grupo SIL, proprietário deste empreendimento; este projecto recebeu o apoio da Câmara Municipal de Almada[3] mas também críticas ao seu impacto ambiental por parte do I. C. N. e da Quercus. [4] O projecto foi rejeitado em 17 de novembro de 2000 por despacho do secretário de Estado do Ambiente, Rui Gonçalves, pelo seu impacto ambiental não minimizável e por escasso interesse público, dada a previsível utilização ser limitada a inquilinos da Herdade. [5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Junta de Freguesia da Charneca de Caparica». Consultado em 13 de Dezembro de 2015 
  2. «AROEIRA». www.aroeira.com. Consultado em 27 de setembro de 2016 
  3. Maria Augusta Henriques: "Luz verde para o teleférico da Aroeira: Câmara de Almada aprova ideia" Setúbal na Rede, 2000-09-25 (09:16).
  4. Etelvina Baía: "Quercus preocupada com o ambiente da região: Rejeita teleférico da Aroeira e critica aterro" Setúbal na Rede, 2000-10-16 (11:43).
  5. "Charneca de Caparica: Governo chumba teleférico da Aroeira" Público, 2000-11-17 (21:45).
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.