Arquipélago Sedov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquipélago Sedov
Arquipélago Sedov está localizado em: Rússia
Arquipélago Sedov
76° 26' 46" N 91° 53' 11" E
Arquipélago Terra do Norte

Localização do arquipélago Sedov na Terra do Norte
Geografia física
País  Rússia
Localização Mar de Kara
Número de ilhas 6 principais
Ilhas principais ver texto
Ponto culminante 49 m
Área 64  km²
Geografia humana
População 0

O arquipélago Sedov (em russo: архипелаг Седова, Arquipelag Sedova) é um grupo de ilhas do arquipélago da Terra do Norte (Severnaya Zemlya), no krai de Krasnoiarsk, no Distrito Federal Siberiano, norte da Rússia. Situam-se no mar de Kara.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O grupo de ilhas fica na parte ocidental do arquipélago da Terra do Norte (Severnaya Zemlya). É composto por seis ilhas principais e outras menores, sem nome. Estende-se por 53 km a oeste da península da Comuna de Paris (полуостров Парижской Коммуны, poluostrov Parižskoj Kommuny) que fica na parte oeste da ilha da Revolução de Outubro. Vostočnyj, a ilha mais oriental do arquipélago Sedov está a 4,9 km da referida península, separada do estreito homónimo Vostočnyj (пролив Восточный, "estreito oriental").

História[editar | editar código-fonte]

Descobertas em 1913 pela expedição hidrográfica de Boris Andreyevich Vilkitsky (1910-1915), têm o nome do explorador ártico russo Georgy Sedov (1877—1914). O primeiro mapa completo foi compilado entre 1930 e 1932, durante a expedição soviética de Nikolai Urvantsev e Georgy Ushakov[1], que mapearam toda a Terra do Norte[2]. Ushakov, que morreu em Moscovo em 1963, foi sepultado, como era seu desejo, na ilha Domashny, que acolheu a base da expedição[2].

Em 1950 foi fundada na ilha Golomjanny uma estação de pesquisa meteorológica (79° 33′ 00″ N, 90° 37′ 00″ L), ainda hoje em funcioinamento[3][4].

Ilhas do arquipélago[editar | editar código-fonte]

As principais ilhas, de oeste para leste, são:

Clima[editar | editar código-fonte]

As medições meteorológicas são feitas em Golomjanny. A temperatura média anual (do ar) é de -14,7°C. Em julho sobe para uma média de 0,7°C e o mês mais frio é dezembro, com média de -28,4°C. O mínimo absoluto registado é -55,0°C. A humidade relativa média é de 88%. A precipitação média anual é de 247 mm. Os ventos sopram principalmente de sudeste com rajadas a uma velocidade média de 6,0 m/s. Em meados de setembro a ilha está completamente coberta de neve e no final de junho esta está completamente derretida. O verão é frio, nublado e húmido. [5]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.