Arquivo binário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
binário
Binary file.png
Extensão do arquivo nenhuma
Desenvolvido por Unix System Laboratories

Um arquivo binário é um arquivo de computador que pode conter qualquer tipo de dado, codificado em binário para ser estocado com o propósito de ser processado no computador; por exemplo, um arquivo de documento contendo texto formatado. Muitos arquivo em formato binário contém partes que podem ser interpretadas como texto; arquivo binário que contém somente dados em formato de texto - sem, por exemplo, qualquer formato - são chamados arquivo de somente texto. Em muitos casos, arquivo com apenas texto são considerados serem diferentes dos arquivos binários porque os arquivos binários são feitos com outros caracteres que não pertencem ao alfabeto.

Formato dos arquivos Binários[editar | editar código-fonte]

Arquivos Binários são normalmente considerado como sendo uma sequência de bytes, ou seja uma sequência de oito dígitos (bits) agrupados. Arquivos Binários contém normalmente bytes que são interpretados como algo mais do que texto caracteres. Programas de Compilação em computadores são exemplo disso; realmente, aplicações compiladas (arquivos objeto) são chamados, particularmente por programadores, como binários. Mas os arquivos binários podem conter imagens, sons, versões comprimidas de outros arquivos, etc. — sendo mais claro, qualquer tipo de conteúdo.

Alguns arquivos binários contém cabeçalho, blocos de metadata usados por um programa de computador para interpretar os dados no arquivo. Por exemplo, um arquivo GIF pode conter múltiplas imagens, e os cabeçalhos são usados para identificar e descrever cada bloco da imagem. Se um arquivo binário não tem nenhum cabeçalho, ele pode ser chamado de arquivo binário uniforme.

Manipulando Arquivos Binários[editar | editar código-fonte]

Para enviar arquivos binários através de certos sistemas (tais como e-mail) que não permite todo os tipos de dados, eles são frequentemente transliterados para a representação de texto simples (usando, por exemplo, Base64). Esta codificação tem a desvantagem de aumentar o tamanho do arquivo por aproximadamente 30% durante a transferencia, além de requerer a transliteração para binario após a recepção. Veja codificação do texto em Binário para mais sobre este tema.

Microsoft Windows permite que o programador especifique uma chamada ao sistema parâmetros indicando se um arquivo é um texto ou binário; Unix não faz isso, e trata todos os arquivos como binários. Isto reflete no fato que a distinção entre os dois tipos de arquivos de uma certa extensão arbitraria.

Visualizando Arquivos Binários[editar | editar código-fonte]

Se você abrir um arquivo binário em um editor de texto, cada grupo de oito bits será transliterado para um único caracter, e você verá uma (provavelmente ininteligível) quantidade de caracteres de texto. Se você abrir o mesmo em alguma outra aplicação, que a aplicação terá seu próprio uso para cada byte: pode ser que as aplicações tratem cada byte como um número e a saída seja um fluxo de dados numéricos entre 0 e 255 — ou talvez interprete os números em bytes como cores e mostre a figura. Se o arquivo será tratado como um executável e executará, então o computador tentará interpretar o arquivo como um serie de instruções de sua própria linguagem de maquina.

Um editor hex pode ser usado para visualizar os valores hexadecimal (e possivelmente também os caracteres decimal, binários ou ASCII) por seus correspondentes bytes de um arquivo binário. Os bytes podem então ser manipulados pela mudança do valor hexadecimal no editor hex.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete binários.