ArrábidaShopping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arrábida Shopping
Localização Vila Nova de Gaia
Inauguração 1996
Lojas 174
Área 64.400 m²
Estacionamento 3.449 lugares
Proprietário França CNP Assurances (25%)
França Ecureuil Vie (25%)
Portugal Sonae Sierra (50%)
Administração Sonae Sierra
Site www.arrabidashopping.com

O Arrábida Shopping é um centro comercial localizado na cidade de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, em Portugal.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Arrábida Shopping localiza-se na freguesia de Santa Marinha, junto à Ponte da Arrábida, na cidade de Vila Nova de Gaia. A sua proximidade em relação ao rio Douro e o facto de se situar numa zona alta da cidade tornam-no num dos edifícios de destaque na skyline gaiense.

História[editar | editar código-fonte]

O Arrábida Shopping foi inaugurado em Outubro de 1996 pela Amorim Imobiliária, tendo sido vendido em 1999 ao grupo australiano Lend Lease.[1] Três anos depois, numa transacção que envolveu 115 milhões de euros.[1], passou a ser detido pela Sonae Sierra e por duas empresas francesas suas parceiras, a CNP Assurances e a Ecureuil Vie. A empresa portuguesa ficou responsável pela gestão do centro comercial[2]

Em 2006 o Arrábida Shopping sofreu a mais significativa remodelação da sua história, tendo sido construída uma nova ala que deu lugar a uma previamente inexistente praça de alimentação.

Características[editar | editar código-fonte]

Os mais de 60.000m² do Arrábida Shopping encontram-se divididos por três andares, o terceiro dos quais ocupado quase exclusivamente por restaurantes, cinemas e áreas de lazer. Existem ainda dois andares subterrâneos para estacionamento, com espaço para mais de 3.000 veículos.

Lojas e serviços[editar | editar código-fonte]

A maior das 174 lojas existentes no Arrábida Shopping é o hipermercado Jumbo, do grupo francês Auchan.[3] Outras lojas de referência no centro comercial são, por exemplo, a Swatch, a Worten, a Sport Zone, a H&M, a Mango, The Real Brazilian Waxing, Partimpim - Loja de Festas ou O Boticário. Entre a vasta oferta de serviços disponível no Arrábida Shopping destaca-se a existência de uma estação dos CTT, Loja do Cidadão e Hospital.

Restauração e lazer[editar | editar código-fonte]

A praça de alimentação, inaugurada em 2006, com 30 restaurantes e capacidade para 1130 pessoas,[4] inclui uma área de lazer com pista de bowling e uma varanda com vista sobre o rio Douro e a cidade do Porto. A zona de restauração e lazer está equipada com vários ecrãs, e ainda com hotspots que permitem aos clientes de operadoras pertencentes à Sonae (Optimus, Clix e Novis) e da Vodafone ligar-se à Internet através de tecnologia Wi-Fi.[5]

Cinemas[editar | editar código-fonte]

Uma das características mais marcantes do Arrábida Shopping é o facto de possuir o maior multiplex de cinema do país, com 20 salas. Até 2006, esta era a única representação da AMC Theaters (a maior companhia do ramo nos Estados Unidos) em Portugal, mas no seguimento da decisão da empresa em retirar-se da Europa,[6] o multiplex passou a ser explorado pela empresa espanhola UCI Cinemas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]