Arròs a banda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Arròs a banda
Arroz a banda (2015).JPG
Um prato de arròs a banda preparado numa paelha.
Nome(s)
alternativo(s)
Arroz à parte
País Espanha
Região Comunidade Valenciana
Temperatura ao servir Quente
Ingrediente(s)
principal(is)
Peixe
Batata
Açafrão
Cebola
Choco
Tomate
Receitas: Arròs a banda   Multimédia: Arròs a banda

Arròs a banda é um prato de arroz, peixe e marisco típico da gastronomia valenciana. Em contraste com a paelha, é um prato preprado numa frigideira metálica funda e o tempo de confecção é superior graças à sua preparação escalonada, ou à parte: as verduras, o peixe e o arroz são cozinhados por separado. Inclui pescado variado como o rascasso, ruivo, tamboril, rajas e peixe-aranha. É acompanhado de batatas, repolho, cebola, tomate picado, alho, açafrão, sal e água, bem como uma folha de louro. Pode também fazer-se servir juntamente com alioli, diversos tipos de maionese ou vinagretes ou com salmorreta.

Prato próprio de pescadores, é feito num caldo de morralla (peixe com muitas espinhas, pouca carne e forte sabor). O arroz é servido sozinho, sem o peixe, que é servido à parte ("a banda", em língua catalã). Este caldo é depois aproveitado para cozinhar um guisado no qual se juntam o alho e óleo, batatas e o pescado desmanchado. Tendo perdido o seu sabor, o peixe é acompanhado com um molho forte de pimento-de-bola, alho e azeite (all i oli). Algumas pessoas adicionam este molho também ao arroz, eliminando assim o intenso sabor a peixe que possui após a cozedura.

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.