Arrow (7.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arrow (7ª temporada)
Arrow (7.ª temporada)
Capa da mídia doméstica
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 22
Transmissão
Emissora
original
The CW
Exibição
original
15 de outubro de 2018 (2018-10-15) – 13 de maio de 2019 (2019-05-13)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
6ª temporada 8ª temporada
Lista de episódios de Arrow

A sétima temporada da série de televisão estadunidense Arrow estreou na The CW em 15 de outubro de 2018 e concluída em 13 de maio de 2019, com um total de 22 episódios.[1] A série é baseada no personagem Arqueiro Verde da DC Comics, um combatente do crime fantasiado criado por Mort Weisinger e George Papp, e se passa no Universo Arrow, compartilhando continuidade com outras séries de televisão do Universo Arrow. O showrunner desta temporada foi Beth Schwartz. Stephen Amell estrela como Oliver Queen, com os principais membros do elenco David Ramsey como John Diggle, Willa Holland como Thea Queen, Emily Bett Rickards como Felicity Smoak, Echo Kellum como Curtis Holt Rick Gonzalez como Rene Ramirez / Cão Selvagem, Juliana Harkavy como Dinah Drake e Katie Cassidy Rodgers como Laurel Lance também voltando de temporadas anteriores. Colton Haynes, membro do elenco principal nas temporadas dois e três e ator convidado especial nas temporadas quatro e seis, foi reintegrado como parte do elenco principal na sétima temporada como Roy Harper. Eles se juntam a Kirk Acevedo como Ricardo Diaz, que foi promovido ao elenco principal da série após seu status recorrente na temporada anterior, e o novo membro do elenco Sea Shimooka.

A série segue o playboy bilionário Oliver Queen (Stephen Amell), que afirmou ter passado cinco anos naufragado em Lian Yu, uma ilha misteriosa no Mar do Norte da China, antes de voltar para Starling City (mais tarde renomeada como "Star City") para combater o crime e a corrupção como um vigilante secreto cuja arma de escolha é um arco e flecha. Na sétima temporada, cinco meses após a prisão de Oliver, Diaz recrutou os Caçadores de Arco Longo, consistindo de Kodiak (Michael Jonsson), Silenciadora (Miranda Edwards) e Dardo Vermelho (Holly Elissa Dignard) para uma nova agenda criminal, incluindo a busca de vingança contra Os entes queridos e aliados de Oliver. Depois que Oliver é libertado da prisão, derrubando Diaz no processo, ele e os ex-membros da Equipe Arrow são substituídos e começam a trabalhar ao lado da polícia. Outro arqueiro encapuzado, revelado mais tarde ser a meia-irmã de Oliver, Emiko Queen (Sea Shimooka), emerge como o novo Arqueiro Verde, aparentemente para lutar contra o crime em nome de Oliver. No entanto, é revelado que Emiko é a líder do Nono Círculo, um grupo terrorista que começa a lançar vários ataques contra Star City e está tentando destruir o legado de Oliver como o Arqueiro Verde. Emiko mata Diaz. A temporada apresenta um flash-forward de vinte anos no futuro para o filho agora adulto de Oliver, William (Ben Lewis), que procura Roy Harper em Lian Yu, onde eles descobrem instruções deixadas por Felicity levando-os de volta a Star City. Lá eles descobrem mais segredos, incluindo a filha oculta de Oliver e Felicity, Mia (Katherine McNamara), enquanto trabalham para salvar a cidade de outro ataque.

A série foi renovada para sua sétima temporada em 2 de abril de 2018, e as filmagens começaram em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá, em 6 de julho de 2018, e terminou em 11 de abril de 2019. A temporada contou com a estreia na direção do membro do elenco David Ramsey. Esta temporada inclui o quinto crossover anual do Universo Arrow com a série de TV The Flash e Supergirl. A temporada foi lançada em DVD e Blu-ray em 20 de agosto de 2019. A série foi renovada para uma oitava e última temporada em 31 de janeiro de 2019.[2]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de Arrow

Convidados[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
1391 "Inmate 4587"
"(Detento 4587)" (BR)
James BamfordBeth Schwartz & Oscar Balderrama15 de outubro de 2018 (2018-10-15)1.43[45]
Cinco meses depois de ser exposto como Arqueiro Verde e em sua sentença, Oliver tenta manter um perfil discreto na prisão, na esperança de obter uma redução em seu mandato, um esforço que é complicado quando Brick tenta coagir Oliver a ajudá-lo e acaba sendo perseguido por associados de Diaz. Enquanto isso, Felicity e William tentam lidar com a proteção de testemunhas enquanto Diggle e a A.R.G.U.S. continuam caçando Diaz. De volta a Star City, um novo arqueiro vigilante aparece em cena, desmantelando as operações do traficante de armas Jason Stent e mirando outros criminosos em sua lista. O arqueiro também rouba dinheiro de seus alvos para ajudar os pobres da cidade. René, apesar de não saber quem é o arqueiro, decide confiar nele depois de ser ajudado pelo vigilante. O resto do Time não confia no arqueiro, e Dinah está determinada a prendê-lo. Por causa das táticas, habilidades e aparência do arqueiro, em paralelo ao personagem de Oliver, a mídia o chama de novo Arqueiro Verde. Depois de ser descoberta por Diaz, Felicity deixa a proteção das testemunhas para ajudar a capturá-lo. Em um flashforward, definido vinte anos no futuro, William procura a ajuda de Roy Harper em Lian Yu. 
1402 "The Longbow Hunters"
"(Os Caçadores do Arco Longo)" (BR)
Laura BelseyJill Blankenship & Rebecca Bellotto22 de outubro de 2018 (2018-10-22)1.18[46]
Os Caçadores do Arco Longo chegam em Star City e a equipe trabalha em conjunto com a A.R.G.U.S. para tentar impedi-los de roubar uma arma com capacidades destrutivas incríveis. Felicity e Diggle enfrentam suas prioridades ao lidar com Diaz, levando Felicity a fazer um acordo com a agente Watson. Enquanto isso, Laurel e Dinah são forçadas a deixar sua disputa de lado e trabalhar juntas, enquanto Oliver tenta se livrar de um guarda em troca de informações sobre Diaz de Brick. No flashforward, William e Roy encontram uma pista escondida no arco de Oliver que os leva de volta a Star City. 
1413 "Crossing Lines"
"(Passando dos Limites)" (BR)
Gordon VerheulHistória por : Elizabeth Kim
Roteiro por : Onalee Hunter Hughes & Sarah Tarkoff
29 de outubro de 2018 (2018-10-29)1.15[47]
Oliver exige que Brick honre o acordo e Brick diz que um detento conhecido como "O Demônio" é um homem de Diaz. Brick alega que devem organizar um encontro com o Demônio, mas Oliver é emboscado. Depois de derrotar os homens contratados de Brick, Brick revela que o Demonio está encarcerado no Nível Dois, levando Oliver a atacar um guarda para ser transferido para lá. Enquanto isso, Felicity planeja uma armadilha para Diaz e os Caçadores do Arco Longo no CDC junto com Rene e Dinah. O plano falha e o agente Watson é transferida, mas é revelado que René e Felicity capturaram Silencer, um dos Caçadores. Em outro lugar, Diggle descobre que Lyla tem mantido um segredo quando eles e Curtis vão em uma missão em Zurique. 
1424 "Level Two"
"(Nível Dois)" (BR)
Ben BrayEmilio Ortega Aldrich & Tonya Kong5 de novembro de 2018 (2018-11-05)1.08[48]
Na prisão, Oliver é torturado psicologicamente e com o uso de drogas e outros dispositivos elétricos, com a intenção de "reprogramar" seu cérebro. Em Star City, Dinah prende Rene quando ela descobre que ele está dando apoio ao novo Arqueiro Verde, mas quando o vigilante salva a vida de Zoe, ela começa a confiar nele. Trabalhando juntos, Dinah, René e o vigilante são capazes de capturar os incendiários. Em outro lugar, Felicity pede a ajuda de Laurel para torturar o Silencer para obter informações sobre Diaz, mas sem sucesso. Felicity permite que ela escape na esperança de levá-los a Diaz, tendo colocado um inseto em seu cinturão. No flashforward, William e Roy estão em Star City, as coordenadas mudam levando-os ao que resta da Smoak Industries. William resolve um quebra-cabeça e obtém um Cubo de Rubik; ele e Roy são atacados pela polícia, mas resgatados por Dinah que os leva para a segurança, onde eles encontram uma Zoe adulta. Depois que William resolve o segundo quebra-cabeça, Dinah afirma que Felicity está morta. 
1435 "The Demon"
"(O Demônio)" (BR)
Mark BuntingBenjamin Raab & Deric A. Hughes12 de novembro de 2018 (2018-11-12)1.26[49]
Depois de aparentemente ter sido quebrado, Oliver é apresentado ao Nível Dois, uma instalação secreta abaixo de Slabside, onde os detentos são mantidos em condições desumanas e mais experientes. Ele descobre que Talia al Ghul é o demônio. Ele relutantemente se une a Talia para planejar uma fuga, no entanto, ele decide não escapar para evitar ter que passar o resto de sua vida como fugitivo. Depois de coletar evidências do que aconteceu no Nível Dois, ele pede a Talia para entregá-los a Felicity, o que ela faz, fazendo com que a instalação seja fechada e Oliver seja transferido de volta para o Nível Um. Em outro lugar, Curtis volta ao campo com Diggle e ajuda a capturar um terrorista internacional. Laurel planeja usar a evidência que Oliver coletou para pedir sua libertação. 
1446 "Due Process"
"(Devido Processo)" (BR)
Kristin WindellSarah Tarkoff & Tonya Kong19 de novembro de 2018 (2018-11-19)1.03[50]
Diaz massacra o Bratva e tortura Anatoly para entrar em contato com um de seus associados da KGB. O Time Arqueiro resgata Anatoly e descobre que Diaz planeja atacar Star City com explosivos aéreos obtidos do associado. O Timw frustra o plano e captura Diaz com a ajuda do novo Arqueiro Verde. Enquanto isso, em Slabside, Stanley é acusado de assassinar um guarda, mas proclama sua inocência. Oliver encontra a faca usada no ataque com as impressões digitais do associado do Brick, Ben Turner. Libertado do confinamento solitário, Stanley agradece Oliver, mas inadvertidamente revela sabendo que a faca pertencia a Turner, informação que ele não poderia ter entrado no buraco. Na SCPD, Laurel organiza um acordo que fará Oliver sair da prisão em troca de ajudar o FBI com seu caso contra Diaz. No flashforward, William e Roy aprendem que antes de sua aparente morte, Felicity se tornou uma criminosa, assumindo o manto de seu pai como a Calculadora. Os dois, junto com Dinah e Zoe, encontram os planos de Felicity para a destruição de Star City. 
1457 "The Slabside Redemption"
"(A Redenção de Slabside)" (BR)
James BamfordJill Blankenship & Rebecca Bellotto26 de novembro de 2018 (2018-11-26)1.31[51]
Oliver é dito que ele está pronto para ser libertado da prisão. Oliver confronta Stanley sobre ele emoldurando Turner para o assassinato do guarda e depois visita Turner, prometendo ajudá-lo quando ele estiver fora da prisão. Diaz chega a Slabside no transporte de prisioneiros, mas suborna um guarda para libertá-lo e depois visita Oliver, ameaçando matá-lo e a sua família. Depois que os guardas se recusam a levar seus avisos sobre Diaz a sério, Oliver sai de sua cela e escapa do primeiro nível para entrar em contato com a Equipe Arqueiro. Diaz corta as comunicações da prisão, impedindo Oliver de buscar ajuda externa, e libera todos os prisioneiros, iniciando um motim. Turner chama Brick e Derek Sampson e ajuda Oliver a chegar ao confronto final com Diaz. Sampson é morto em um incêndio. Durante sua luta, Oliver apunhala Diaz em sua cela e o tranca nele. Em outro lugar, Stanley mata Brick e escapa. Oliver é finalmente libertado da prisão e se reúne com Felicity e John. 
1468 "Unmasked"
"(Desmascarado)" (BR)
Alexandra La RocheOscar Balderrama & Beth Schwartz3 de dezembro de 2018 (2018-12-03)1.35[52]
Agora livre da prisão, Oliver tenta se reajustar à vida exterior. Quando um assassinato ocorre em uma festa em homenagem a Oliver, o novo Arqueiro Verde é suspeito e Oliver, Dinah e René partem para provar a inocência do vigilante. Enquanto isso, Oliver e Felicity lutam para se ajustar às mudanças que o encarceramento de Oliver infligiu em suas vidas e relacionamentos. Em última análise, Dinah autoriza Oliver a trabalhar com o SCPD como um deputado especial, a fim de evitar a lei anti-vigilante e o novo Arqueiro Verde revela-se ser a meia-irmã de Oliver, de um relacionamento anterior de Robert Queen. Diggle e Lyla descobrem que os Caçadores estão tramando algo e, sem o conhecimento da Equipe Arqueiro, fazem uma visita a prisão de Diaz para pedir sua ajuda. No flashforward, Dinah, William e Zoe rastream uma mulher conhecida como Blackstar, que tinha laços com os planos de Felicity. 
1479 "Elseworlds, Part 2"
"(Outros Mundos, Parte 2)" (BR)
James BamfordHistória por : Caroline Dries
Roteiro por : Marc Guggenheim
10 de dezembro de 2018 (2018-12-10)2.06[53]

Oliver, Barry Allen e Kara Danvers vão para Gotham City para encontrar John Deegan, mas são rapidamente presos. No entanto, eles são resgatados por Kate Kane, que diz que Deegan pode ser encontrado no Arkham Asylum. Com alguma ajuda das equipes de Oliver e Barry, eles entram em confronto com Deegan e recuperam o livro que ele usou para reescrever a realidade; apenas para o médico escapar e causar uma fuga em massa. Enquanto tenta contê-lo, Batwoman aparece para ajudá-los antes de dizer-lhes para sair de Gotham. Voltando a A.R.G.U.S., os heróis tentam destravar o livro quando o Flash da Terra-90 chega até eles e os avisa do Monitor. Oliver, Barry, Kara e o Flash da Terra-90 vão confrontar o Monitor, mas o ser onipotente escapa e devolve o livro a Deegan; que muda a realidade mais uma vez. Desta vez, Oliver e Barry acordam como criminosos procurados e são forçados a lutar com a polícia e um Super-homem de terno preto.


Este episódio continua um crossover que se inicia no episódio 9 da 5ª temporada de The Flash, e se conclui no episódio 9 da 4ª temporada de Supergirl
14810 "My Name Is Emiko Queen"
"(Meu Nome é Emiko Queen)" (BR)
Andi ArmaganianBenjamin Raab & Deric A. Hughes21 de janeiro de 2019 (2019-01-21)1.22[54]
Oliver começa a trabalhar com o SCPD, que descobre sangue pertencente ao novo Arqueiro Verde. Oliver leva o sangue para Felicity para descobrir quem ele pertence. Felicity revela que o sangue pertence a uma mulher chamada Emiko, que é a irmã biológica de Oliver quando compartilha o DNA de seu pai. Oliver começa a duvidar se ele realmente conheceu seu pai se ele tivesse outra família. Emiko relutantemente pede ajuda a Rene depois de ser ferida em sua busca por justiça pelo assassinato de sua mãe nas Clareiras. Rene pede Emiko que ela não tem que lutar sozinho e traz Curtis para ajudar. Diaz é levado em custódia ARGUS e Lyla implanta um explosivo em seu pescoço para garantir sua conformidade. Emiko visita o túmulo de seu pai, onde ela é confrontada por Oliver. No futuro, Rene é o prefeito nas Clareiras, onde é confrontado por Dinah, que o está forçando a ajudar a parar os atentados. Mais tarde Rene se encontra com alguém que está ligado aos planos de bomba e ao assassinato de Felicity. 
14911 "Past Sins"
"(Pecados Passados)" (BR)
David RamseyOnalee Hunter Hughes & Tonya Kong28 de janeiro de 2019 (2019-01-28)1.18[55]
Felicity e Laurel trabalham juntas, rastreando uma pessoa que Laurel acredita que a tenha seguido da Terra-2. A pessoa é finalmente revelada como a versão da Terra-1 do bêbado Brett Collins que acidentalmente matou o pai de Laurel. A versão da Terra-2 de Brett é revelada ter morrido cinco anos antes. Diaz tenta uma fuga em massa de A.R.G.U.S., matando Curtis no processo, antes de ser revelado que ele estava em uma alucinação controlada trazida por Curtis para extrair informações sobre Dante. O SCPD é mantido como refém por um homem-bomba usando eletricidade, que se revela Sam, filho de Dave Hackett, do Gambito da Rainha, a quem Robert matou para que Oliver pudesse sobreviver. Sam quer Oliver morto, forçando os policiais a matá-lo ou morrer. Oliver argumenta com Sam o suficiente para Dinah cortar o poder, removendo seus poderes e permitindo que Oliver o prenda. Emiko começa a ver o bom em Oliver e pensa em começar a falar. Dinah lê uma nota de uma fonte desconhecida afirmando que alguém vai matar os vigilantes um por um. 
15012 "Emerald Archer"
"(Arqueiro Esmeralda)" (BR)
Glen WinterMarc Guggenheim & Emilio Ortega Aldrich4 de fevereiro de 2019 (2019-02-04)1.07[56]
Oliver permite que uma equipe de filmagem acompanhe a si mesmo e a outros associados do Time Arqueiro para a filmagem de um documentário intitulado “O Capuz e a Ascensão dos Vigilantes”. Um novo vigilante, chamado Quimera por Curtis, começa a atacar os vigilantes em Star City, entre os quais Ragman, Caçadora e o novo Arqueiro Verde. William retorna da proteção de testemunhas e diz a Felicity que ele foi expulso da escola para a qual ele foi enviado, enquanto Oliver debate a prefeita Pollard sobre o vigilantismo, mas é interrompido por Quimera. Durante o ataque, Dinah salva Pollard usando seu grito da Canário, que revela sua identidade como o Canario Negro para Pollard. Quando o time Arqueiro chega e ajuda Oliver a capturar Quimera, Pollard os prende levando Oliver e Dinah a se entregarem, resultando em Pollard substituindo o time Arqueiro como parte do SCPD. Em um flash-forward, é mostrado que Estrela Negra está assistindo a um documentário sobre Oliver. Com as informações do documentário, ela e o adulto John Diggle Jr. (agora conhecido por Connor Hawke) encontram o destruído bunker do Time Arqueiro. 
15113 "Star City Slayer"
"(O Assassino de Star City)" (BR)
Gregory SmithBeth Schwartz & Jill Blankenship11 de fevereiro de 2019 (2019-02-11)1.09[57]
Membros da Equipe Arqueiro recebem notas ameaçadoras e descobrem uma nota semelhante na cena do assassinato de um vereador que trabalhou anteriormente com Ricardo Diaz. Acompanhando um medicamento usado para imobilizar a vítima, eles descobrem o esconderijo do "Assassino de Star City", que é revelado como Stanley. Ele corta a garganta de Dinah, mas Curtis cauteriza a ferida, salvando sua vida. Stanley confronta Oliver, Felicity e William em seu apartamento, alegando ser o único que realmente entende Oliver. Enquanto Felicity distrai Stanley, Oliver o subjuga e ele é enviado de volta para Slabside. William, querendo uma vida normal, escolhe ir morar com seus avós. Curtis aceita um emprego em Washington, D.C., e deixa Star City, enquanto um exame médico descobre algo importante sobre Felicity. Nos flashforwards, Dinah, Roy, William e Zoe encontram o bunker e brigam com Estrela Negra e Connor Hawke. Estrela Negra afirma que Felicity está viva antes de revelar que ela é Mia Smoak, a filha de Oliver e Felicity e meia-irmã de William. 
15214 "Brothers & Sisters"
"(Irmãos & Irmãs)" (BR)
Marcus StokesRebecca Bellotto & Jeane Wong4 de março de 2019 (2019-03-04)0.89[58]
Laurel descobre que Felicity está grávida de Oliver, então ela decide consolá-la. John e Lyla lideram a Iniciativa Fantasma para enfrentar Virgil, mas Diaz trai o time e Virgil foge. Diaz é enviado de volta a Slabside, onde um assaltante invisível o incendeia em sua cela. Enquanto isso, Oliver, Rene e Emiko trabalham juntos para descobrir quem matou sua mãe. Nos flash-forwards, Connor revela que ele é o filho adotivo de John e o grupo decide trabalhar juntos para encontrar Felicity. 
15315 "Training Day"
"(Dia de Treinamento)" (BR)
Ruba NaddaEmilio Ortega Aldrich & Rebecca Rosenberg11 de março de 2019 (2019-03-11)1.02[59]
O Time Arqueiro trabalha com a policia para derrubar uma operação que está fabricando balas de veneno. Quando a tentativa inicial da policia falha, o Time Arqueiro se desgarra e com sucesso toma a operação como vigilantes, resultando em que a Prefeita Pollard crie uma força-tarefa especial de vigilantes, sancionada pela policia e formada pela Equipe Arqueiro. Dinah, que já não consegue mais executar o grito canário após sua lesão, deixa a policia e se junta à força-tarefa. Laurel visita Slabside, onde Ben Turner diz a ela que ele testemunhou o novo Arqueiro Verde matando Diaz. Laurel confronta Emiko, que afirma que ninguém acreditaria na Sereia Negra, uma ex-criminosa. Nos flashforwards, Mia e William obtêm um gravador e tocam uma fita de Felicity, onde ela dá as coordenadas para os outros membros da equipe. Os dois ignoram as ordens de Felicity para deixar Star City e, em vez disso, seguem as coordenadas para os Glades. 
15416 "Star City 2040"
"(Star City 2040)" (BR)
James BamfordBeth Schwartz & Oscar Balderrama18 de março de 2019 (2019-03-18)1.00[60]
Nos flashforwards, Mia e William seguem as coordenadas de Felicity para a sede da Galaxy One. Eles são quase pegos, mas são salvos por Connor, que se revela como um agente da Knightwatch, uma "boa versão da A.R.G.U.S." Enquanto isso, Rene confronta Dinah, Roy e Zoe e revela que o Galaxy One planeja explodir Star City para reconstruí-lo como os Glades, mas afirma que a cidade será evacuada de antemão. Os três descobrem que uma organização terrorista chamada Eden Corps, que usa o Galaxy One como fachada, pagou à SCPD para falsificar a morte de Felicity. Mia, William e Connor entram nos subníveis do quartel-general, onde encontram Felicity, que alega que o prédio abriga as bombas a serem usadas para explodir Star City. Dinah, Roy e Zoe se reúnem com o grupo antes de se encontrarem com Rene, que descobriu que as bombas já estão no local e que não há planos para evacuar. O grupo se infiltra em uma festa, onde Mia destrói um dispositivo eletrônico mantido pelo chefe do Galaxy One, Kevin Dale, que desativa as bombas. Dale revela uma máscara que permitiria ao Galaxy One levar o programa Arqueiro globalmente. Felicity faz as pazes com Mia e revela seu motivo pessoal para ir atrás do Galaxy One; ela criou o Arqueiro. 
15517 "Inheritance"
"(Herança)" (BR)
Patia ProutySarah Tarkoff & Elizabeth Kim25 de março de 2019 (2019-03-25)1.01[61]
Laurel diz a Oliver sobre Emiko matando Diaz. Oliver segue Emiko e encontra ela e Dante roubando drones. Oliver confronta Emiko, que afirma que ela deve a Dante e ao Nono Círculo por ajudá-la quando ela foi abandonada por seu pai. O Time Arqueiro rastreia Dante e quando ele aparentemente acredita que Emiko se voltou contra ele, Oliver a salva. Emiko é levada para o bunker, mas escapa depois que Oliver a pega plantando um jammer para derrubar o Arqueiro. Enquanto o Arqueiro está em baixo, o Nono Círculo rouba gás Sarin. O Time rastreia os drones Sarin até um aeródromo, onde Oliver derruba todos menos um deles, que foge graças a Emiko e libera o gás sobre um prédio abandonado. Emiko é revelada como a líder do Nono Círculo e conta a Dante sobre o Arqueiro. Enquanto isso, Emiko também enquadra Laurel por matar uma testemunha sob custódia do SCPD enquanto liberava fotos dela com Diaz para a imprensa. Flashbacks mostram como Emiko foi abandonada por seu pai e conheceu Dante. Quando adulta, ela vai ao pai pedir ajuda nos negócios, mas é rejeitada, o que a leva a ficar em silêncio sobre os explosivos que ela sabe terem sido plantados no Queen's Gambit. 
15618 "Lost Canary"
"(A Canário Perdida)" (BR)
Kristin WindellJill Blankenship & Elisa Delson15 de abril de 2019 (2019-04-15)0.71[62]
Laurel sai correndo e faz parceria com uma ex-associada chamado Ladra das Sombras. Felicity descobre que Emiko incriminou Laurel, mas Dinah informa que Laurel voltou a cometer crimes como Sereia Negra. Depois de não conseguir convencer Laurel a voltar, Felicity recruta Sara Lance para ir até ela e ajudar Dinah. As três confrontam Laurel sobre o que ela quer ser, o que a leva a atacar a Ladra das Sombras. Dinah limpa a reputação de Laurel alegando que ela se disfarçou. Laurel decide retornar à Terra-2 para corrigir seus erros como Canário Negro. Enquanto isso, Oliver e Diggle rastreiam o rifle usado para matar a mãe de Emiko e descobrem Kodiak dos Caçadores de Longbow. Através de interrogatório, eles descobrem que ele foi contratado por Dante. Nos flashforwards, o Galaxy One usa uma máscara especial de tecnologia para direcionar a rede Canario. Enquanto os outros querem se esconder, Mia quer revidar. Laurel salva Mia do homem da máscara e diz a ela para dar a máscara para Felicity. 
15719 "Spartan"
"(Espartano)" (BR)
Avi YouabianBenjamin Raab & Deric A. Hughes22 de abril de 2019 (2019-04-22)0.71[63]
Com o Nono Círculo depois de roubar uma unidade do cofre do DoD, Diggle contata seu padrasto, o General Roy Stewart, mas ele se recusa a dar informações secretas. Depois que eles roubam o Arqueiro da Smoak Tech, Stewart revela que a unidade contém uma lista de ativos que o Nono Círculo agora pode rastrear. Enquanto protegem os ativos, Diggle e Stewart são capturados por Dante. Stewart é torturado e obrigado a revelar códigos para uma arma biológica chamada Cygnus X-1. Os dois chamam a Equipe Arrow com o capacete espartano e escapam. A Equipe rastreia Arqueiro e o Nono Círculo para Cygnus X-1. Enquanto o resto destrói o Arqueiro, Oliver confronta Emiko, dizendo a ela que Dante matou sua mãe. Dante exala Emiko e eles escapam com Cygnus X-1, após isso Emiko confronta e mata Dante por ter matsdo sua mãe. Diggle faz as pazes com Stewart depois de saber que ele é inocente na morte de seu pai. Alena copiou o código raiz do Arqueiro e sugere uma parceria com a Magnus Labs para expandi-lo, mas Felicity se recusa a reconstruí-lo. Nos flashforwards, Mia e Connor obtêm um módulo de energia para o capacete técnico da gangue Exterminador, liderado pelo irmão de Connor, J.J. (John Diggle, Jr.), mas depois são atacados por eles. Felicity liga o capacete e descobre que o Galaxy One expandiu o Arqueiro. 
15820 "Confessions"
"(Confissões)" (BR)
Tara MieleOnalee Hunter Hughes & Emilio Ortega Aldrich29 de abril de 2019 (2019-04-29)0.64[64]
Dinah e o sargento Bingsley interrogam a Equipe Arrow, que está sob custódia da SCPD acusada de matar dois guardas de segurança da estação de metrô. Eles revelam o recrutamento de Roy Harper para ajudar em uma operação onde eles conseguiram impedir que o Nono Círculo liberasse sua arma biológica. Depois que Oliver nomeia Emiko como a assassina, a equipe é liberada com suas histórias alinhadas. É revelado que todos eles mentiram e que Dinah fez parte da operação com Roy tendo matado os guardas em um acesso de raiva. A equipe decide proteger Roy para salvar o time e poder continuar caçando o Nono Círculo. Oliver reconhece a sede de sangue que ele testemunhou e encontra um remorso Roy, que revela que ele morreu lutando contra a Guilda Thanatos e foi revivido por Thea e Nyssa com o Poço de Lazaro. Felicity localiza a sede do Nono Círculo, onde Oliver confronta Emiko, que revela que enviou as imagens de segurança da estação de metrô para Bingsley. Emiko deixa claro sobre seu papel na morte de Robert Queen e afirma que seu objetivo é destruir o legado de Oliver, enquanto ele morre um vilão como seu pai. Emiko explode o prédio, enterrando Oliver. 
15921 "Living Proof"
"(Prova Viva)" (BR)
Gordon VerheulOscar Balderrama & Sarah Tarkoff6 de maio de 2019 (2019-05-06)0.63[65]
Oliver está preso em um andar abaixo de sua equipe. O trauma físico e psicológico faz com que ele alucide Tommy Merlyn falando com ele sobre como lidar com Emiko. Oliver se recusa a ouvir Tommy sobre usar as melhores partes de si mesmo para salvá-la, até que ele imagina um cenário em que sua vingança contra Emiko leva à morte de seus companheiros de equipe. A Equipe Arrow localiza Oliver e o salva. Enquanto isso, a SCPD revista a Smoak Tech, acusando o Time Arrow de encobrir a arma biológica, que foi atribuída ao Arqueiro. Felicity e Alena escapam e vão para o bunker, onde são confrontadas por Emiko, que sai depois que Felicity revela que está grávida. É revelado que Emiko roubou as flechas de Oliver e ataca a SCPD como o Arqueiro Verde, roubando a arma de volta. Oliver tenta argumentar com Emiko e se recusa a aproveitar a oportunidade para matá-la, permitindo que ela escape. Nos flashforwards, o grupo parte para destruir o Arqueiro com Felicity contatando Alena, que roubou o programa e o vendeu para o Galaxy One. William retorna à sede do Galaxy One para roubar o código raiz do Arqueiro, mas ele e Rene são pegos. Galaxy One entra no esconderijo para prender os outros. 
16022 "You Have Saved This City"
"(Você Salvou Essa Cidade)" (BR)
James BamfordBeth Schwartz & Rebecca Bellotto13 de maio de 2019 (2019-05-13)0.95[66]
Emiko espalha seu vírus pela cidade e detém o detonador no antigo prédio da Queen Consolidated. O Time Arrow, junto com Curtis, Laurel e Ben Turner, o evacuam e desativam o revezamento para outras bombas, enquanto Oliver confronta sua irmã sobre ser melhor que seu pai. Beatrice informa a Emiko que seu fracasso em destruir Star City, enquanto expunha publicamente o Nono Círculo, levou o conselho a se voltar contra ela. Oliver e Emiko lutam contra o Nono Círculo juntos, mas Emiko é mortalmente ferida por Beatrice e diz a Oliver para esconder Felicity e seu bebê, antes que ele escape do prédio explodindo. Oliver e Felicity anunciam sua saída de Star City e se refugiam em um esconderijo. Após o nascimento de Mia, o monitor aparece, exigindo que Oliver sustente sua parte do acordo. Oliver sai com ele para ajudar na crise que se aproxima, apesar da revelação que levará a sua morte. Nos flashforwards, Connor e Zoe salvam os outros. Felicity cria um vírus que Mia e William enviam para destruir o Arqueiro. A geração mais velha deixa a jovem encarregada de proteger a cidade. Depois de um momento com seus filhos no túmulo de Oliver, Felicity sai com o Monitor para se reunir com seu marido. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Na turnê de imprensa de inverno da Television Critics Association em janeiro de 2018, o presidente da The CW, Mark Pedowitz, disse que estava "otimista" e "confiante" sobre o retorno de Arrow e dos outros programas da Universo Arrow na próxima temporada, mas acrescentou que ainda era muito cedo para anunciar qualquer coisa.[67] Em 2 de abril, The CW renovou a série para sua sétima temporada.[68] Marc Guggenheim e Wendy Mericle deixaram o cargo de showrunners no final da sexta temporada, com a veterana Beth Schwartz assumindo como único showrunner na sétima temporada. Guggenheim, o co-desenvolvedor da série, continua envolvido como consultor executivo.[69]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2018, o showrunner Marc Guggenheim revelou que os Caçadores do Arco Longo, uma organização vilã da DC Comics, seriam provocados no final da sexta temporada antes de serem apresentados na sétima temporada.[70] Após a conclusão da sexta temporada, que marcou a primeira vez na história da série em que o principal antagonista da temporada ainda estava solto, a sucessora de Guggenheim, Beth Schwartz, confirmou que Ricardo Diaz / Dragão voltaria e, como seu homólogo dos quadrinhos, estabeleceria os Caçadores do Arco Longo, "um grupo lendário de assassinos que Diaz recruta para se vingar do Time Arrow por derrubar seu império criminoso nascente no final da 6ª temporada."[71][72]

Schwartz revelou que "redenção" seria o tema da sétima temporada, "desde a última temporada, quando Oliver revelou sua identidade, a cidade é um pouco confusa sobre como eles se sentem sobre o Arqueiro Verde." Stephen Amell comentou que não há "nada sobre [Oliver] que seja heróico" na estreia da temporada.[73] Enquanto Schwartz confirmou que outros personagens seriam influenciados pelo tema da temporada, ela afirmou que depois que a Sereia Negra cometeu vários assassinatos durante sua parceria com Diaz, ela ainda tem "um longo caminho a percorrer para se redimir da última temporada."[74] a temporada anterior também terminou com o Time Arrow fraturado e dividido. Esta temporada vê seus membros redefinindo seus papéis e o que significa ser heróis para uma Star City anti-vigilante, enquanto honra "o sacrifício que Oliver fez por eles."[75] A showrunner nomeou o enredo de Felicity como um de seus favoritos para a temporada primeira metade. "Nós a interpretamos em paralelo com Oliver, onde ela está se escondendo e não sendo ela mesma. Ela está sob custódia protetora, mas quando alguém ataca sua família, ela não pode ignorar isso, então ela tem que lutar".[76] Schwartz também disse que a temporada seria "fundamentada" e teria um tom "dark", semelhante ao da primeira temporada.[77][76]

A sétima temporada é a primeira vez que a série empregará uma equipe de escritores dominada por mulheres, com novos escritores sendo apresentados nesta temporada.[78] Schwartz disse que a sétima temporada não seria baseada no filme descartado de David S. Goyer Green Arrow: Escape From Super Max, que teria Oliver Queen sendo preso, exposto como o Green Arrow, e tentando uma fuga da prisão.[79] Amell relatou que a temporada empregaria uma nova técnica de narração de histórias.[80] Posteriormente, isso foi revelado como flashforwards esporádicos, em oposição aos flashbacks semanais das temporadas anteriores.[74] Schwartz citou Westworld e This Is Us como inspirações para a estrutura do tempo, e Prison Break como uma inspiração para o arco da prisão.[74][76] Amell também revelou que solicitou que a sétima temporada fosse escrita como se fosse a última da série.[81]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os membros do elenco principal Stephen Amell, David Ramsey, Emily Bett Rickards, Echo Kellum, Rick Gonzalez, Juliana Harkavy e Katie Cassidy Rodgers retornam das temporadas anteriores como Oliver Queen / Arqueiro Verde, John Diggle / Espartano, Felicity Smoak, Curtis Holt, Rene Ramirez / Cão Selvagem, Dinah Drake / Canário Negro e Laurel Lance / Sereia Negra, respectivamente.[82] A sétima temporada é a primeira a não apresentar os membros do elenco original Willa Holland e Paul Blackthorne, que interpretam Thea Queen / Speedy e Quentin Lance, respectivamente, como parte do elenco prinicpal da série após a partida de ambos os atores durante a temporada anterior.[83] Eles, no entanto, reprisaram seus papéis para o 150º episódio da série.[84][85] Em 9 de abril de 2018, foi anunciado que Colton Haynes retornaria como parte do elenco principal da série para a sétima temporada, depois de estrelar anteriormente na segunda e terceira temporadas e fazer aparições especiais na quarta e sexta temporadas como Roy Harper / Arsenal.[86][87] Em 11 de outubro, Kirk Acevedo foi promovido ao status regular da série após ter recorrido anteriormente na sexta temporada como principal antagonista, Ricardo Diaz / Dragão.[71] Sea Shimooka foi apresentado como um regular da série durante a temporada, interpretando a meia-irmã de Oliver, Emiko Queen.[88][89] Kellum saiu da série durante a temporada, com o episódio "Star City Slayer" marcando sua aparição final como regular da série.[90] Acevedo também saiu da série durante a temporada, com o episódio "Brothers & Sisters" marcando sua aparição final como regular.[91] Em 30 de março de 2019, Rickards postou no Instagram que ela deixaria a série, tornando a sétima temporada sua última como membro do elenco principal. O co-criador da série Greg Berlanti e Schwartz confirmaram sua saída mais tarde naquele dia.[92]

Ben Lewis
Katherine McNamamra
Ben Lewis e Katherine McNamara que estreiam na sétima temporada como as versões adultas dos irmãos William Clayton e Mia Smoak.

Em 21 de julho, no painel da série San Diego Comic-Con 2018, foi anunciado que os Caçadores do Arco Longo haviam sido escalados com Holly Elissa como Dardo vermelho, Miranda Edwards como Silenciadora e Michael Jonsson como Kodiak. Também foi revelado que Michael Jai White, Vinnie Jones e Cody Runnels também reapareceriam como Ben Turner, Danny Brickwell e Derek Sampson das temporadas anteriores.[3] Em 21 de setembro, Katherine McNamara foi escalada para um papel recorrente como Maya,[93] embora sua personagem fosse mais tarde revelada como sendo a futura filha de Oliver e Felicity, Mia Smoak.[10] Jack Moore voltou no papel do filho de Oliver, William Clayton, com Ben Lewis retratando o personagem em flashforwards.[4] Joseph David-Jones também aparece como Connor Hawke, filho adotivo de John, em flashforwards. David-Jones anteriormente interpretou uma versão futura alternativa do filho biológico de John, John Diggle Jr., que foi conhecido como Connor Hawke / Arqueiro Verde, no episódio da primeira temporada de Legends of Tomorrow, "Star City 2046".[12] Aiden Stoxx retrata o personagem como uma criança no presente.[94] Em março de 2019, Adrian Paul se juntou à série em um papel recorrente como Dante.[13]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A produção da temporada começou em 6 de julho de 2018,[95] em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá.[96] Em maio de 2018, Stephen Amell revelou que sua co-estrela David Ramsey iria dirigir o décimo primeiro episódio da temporada, marcando a estreia de Ramsey na direção.[82] Amell também deixou crescer a barba durante o hiato das filmagens para se assemelhar com precisão ao Arqueiro Verde dos quadrinhos.[97] Produção encerrada em 11 de abril de 2019.[98]

Ligações com o Universo Arrow[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2018, Stephen Amell anunciou no The CW upfronts que o próximo crossover de Universo Arrow apresentaria Batwoman e Gotham City. O crossover "Elseworlds" está programado para lançar uma série solo de 2019 para o personagem.[99][100][101] O episódio "Emerald Archer" contou com as aparições de Grant Gustin e Caity Lotz como Barry Allen e Sara Lance, respectivamente, no 150º episódio da série.[102] Joseph David-Jones repete seu papel como Connor Hawke do episódio de Legends of Tomorrow, "Star City 2046", onde o personagem se torna o novo Arqueiro Verde em uma linha do tempo alternativa.[12]

Marketing[editar | editar código-fonte]

O elenco principal da temporada, bem como a produtora executiva Beth Schwartz, compareceu à San Diego Comic-Con em 21 de julho de 2018 para promover a temporada.[103]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2018, foi anunciado que Arrow se mudaria para as segundas-feiras para sua sétima temporada, a primeira para a série, devido à expansão da programação da The CW para as noites de domingo.[104] Em 20 de junho, a emissora divulgou sua programação de outono, revelando que a série passaria adicionalmente do horário das 21h para o horário das 20h. A temporada começou a ser exibida nos Estados Unidos na The CW em 15 de outubro de 2018,[104] e completou sua exibição de 22 episódios em 13 de maio de 2019.

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

A temporada foi lançada em DVD e Blu-ray em 20 de agosto de 2019, com recursos especiais, incluindo o quinto evento anual de crossover do Universo Arrow intitulado "Elseworlds".[105]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta Crítica[editar | editar código-fonte]

A avaliação do site Rotten Tomatoes deu para a temporada um índice de 88% de aprovação dos críticose com uma classificação média de 7,36/10 baseado em baseado em 211 comentários. O consenso do site disse: "Arrow se recupera de uma rotina criativa jogando Oliver Queen no slammer e deixando o conjunto confiável da série florescer para a vanguarda."[106]

Na crítica de Den of Geek, Delia Harrington deu à estreia uma classificação de 3/5. Ela opinou que a inclusão de Roy na temporada fez sua "despedida comovente" com Thea da última temporada parecer "barata" e que ela permaneceu "cautelosa" sobre a estrutura do flashforward, mas disse que o episódio foi "sólido" mesmo assim. Ela concluiu: "A estréia da 7ª temporada de Arrow consegue tanto limpar a lousa e acenar na direção da glória inicial do show."[107] Jesse Schedeen do IGN escreveu: "A estreia da 7ª temporada de Arrow dá início à mudança de status quo mais significativa em a história da série. Algumas dessas mudanças radicais já estão trabalhando a favor da série." Ele deu ao episódio uma classificação de 7.1/10, acrescentando: "A sétima temporada de Arrow tem um início promissor, embora a estréia se arraste sempre que Oliver Queen não for o foco."[108] Tanto o chanceler Agard da Entertainment Weekly quanto Allison Shoemaker do The A.V. Club deu à estreia uma nota "B" e observou uma comparação com Lost da ABC, com Agard elogiando as performances de Amell e Rickards.[109][110] Shoemaker explicou que o episódio "revisita muito território familiar, mas abre novos caminhos para Arrow, ao mesmo tempo em que tem suas prioridades precisamente no lugar certo. É o início de uma nova era para Arrow, e se você atribui o sucesso deste episódio a qualquer um dos focos ou flash-forwards, é um começo promissor."[110]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Inmate 4587" 15 de outubro de 2018 0.4/2 1.43[45] 0.4 0.92 0.8 2.35[111]
2 "The Longbow Hunters" 22 de outubro de 2018 0.4/2 1.18[46] 0.4 0.85 0.8 2.03[112]
3 "Crossing Lines" 29 de outubro de 2018 0.4/2 1.15[47] 0.3 0.89 0.7 2.04[113]
4 "Level Two" 5 de novembro de 2018 0.3/1 1.08[48] 0.4 0.90 0.7 1.98[114]
5 "The Demon" 12 de novembro de 2018 0.4/2 1.26[49] 0.3 0.68 0.7 1.94[115]
6 "Due Process" 19 de novembro de 2018 0.3/1 1.03[50] 0.3 0.78 0.6 1.81[116]
7 "The Slabside Redemption" 26 de novembro de 2018 0.4/2 1.31[51] 0.3 0.81 0.7 2.12[117]
8 "Unmasked" 3 de dezembro de 2018 0.5/2 1.35[52] 0.3 0.89 0.8 2.24[118]
9 "Elseworlds, Part 2" 10 de dezembro de 2018 0.8/3 2.06[53] 0.5 1.40 1.3 3.46[119]
10 "My Name Is Emiko Queen" 21 de janeiro de 2019 0.4/2 1.22[54] 0.3 0.86 0.7 2.08[120]
11 "Past Sins" 28 de janeiro de 2019 0.4/2 1.18[55] 0.2 0.75 0.6 1.93[121]
12 "Emerald Archer" 4 de fevereiro de 2019 0.4/2 1.04[56] 0.2 0.65 0.6 1.69[122]
13 "Star City Slayer" 11 de fevereiro de 2019 0.4/1 1.09[57] 0.2 0.66 0.6 1.75[123]
14 "Brothers & Sisters" 4 de março de 2019 0.2/1 0.89[58] 0.3 0.79 0.5 1.68[124]
15 "Training Day" 11 de março de 2019 0.3/1 1.02[59] 0.3 0.63 0.6 1.65[125]
16 "Star City 2040" 18 de março de 2019 0.3/1 1.00[60] 0.2 0.60 0.5 1.60[126]
17 "Inheritance" 25 de março de 2019 0.3/1 1.01[61] 0.3 0.68 0.6 1.69[127]
18 "Lost Canary" 15 de abril de 2019 0.2/1 0.71[62] 0.3 0.65 0.5 1.36[128]
19 "Spartan" 22 de abril de 2019 0.2/1 0.71[63] 0.3 0.63 0.5 1.34[129]
20 "Confessions" 29 de abril de 2019 0.2/1 0.64[64] 0.2 0.62 0.4 1.26[130]
21 "Living Proof" 6 de maio de 2019 0.2/1 0.63[65] 0.2 0.53 0.4 1.16[131]
22 "You Have Saved This City" 13 de maio de 2019 0.2/1 0.95[66] 0.3 0.56 0.5 1.51[132]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(s) Resultado Ref.
2019 Leo Awards Best Stunt Coordination Dramatic Series Jeff Robinson, Eli Zagoudakis ("The Slabside Redemption") Venceu [133]
Teen Choice Awards Choice Action TV Actor Stephen Amell Venceu [134]
Choice Action TV Actress Emily Bett Rickards Indicado [134]
Choice Action TV Show Arrow Indicado [134]
Saturn Awards Best Superhero Television Series Arrow Indicado [135]

Notas

  1. Kellum é creditado no elenco principal nos primeiros treze episódios da temporada e como uma estrela convidada especial no último episódio.
  2. Acevedo é creditado apenas nos primeiros quatorze episódios da temporada.
  3. Shimooka é creditada a partir do oitavo episódio da temporada.
  4. Cassidy Rodgers é creditada como "Katie Cassidy" nos primeiros nove episódios da temporada.
  5. Laurel Lance / Canário Negro da Terra-1 é vista em imagens de arquivos em "Emerald Archer".

Referências

  1. «'Arrow's Stephen Amell Says Oliver Stays in Prison Longer Than Everybody Expects». Comicbook.com. 13 de outubro de 2018. Consultado em 14 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 14 de outubro de 2018 
  2. Goldberg, Lesley (31 de janeiro de 2019). «CW Renews 'The Flash,' 'Charmed,' 'Riverdale,' 'Supernatural,' 6 More». The Hollywood Reporter. Consultado em 31 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2019 
  3. a b c d e f g Mason, Charlie (21 de julho de 2018). «Arrow Casts Longbow Hunters – Plus, Who's Returning for Season 7?». TVLine. Consultado em 17 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 26 de julho de 2018 
  4. a b c Boucher, Geoff (17 de outubro de 2018). «'Arrow': Ben Lewis Joins Cast For Season 7 Arc As Hero's Adult Son». Deadline Hollywood. Consultado em 17 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 3 de novembro de 2018 
  5. Drum, Nicole (26 de novembro de 2018). «'Arrow': SPOILER Dies in "The Slabside Redemption"». Comicbook.com. Consultado em 3 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2018 
  6. Anderson, Jenna (30 de outubro de 2018). «'Arrow': "Level Two" Photos Include a Visit From Beebo». Comicbook.com. Consultado em 10 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 30 de outubro de 2018 
  7. Vesty, Helena (6 de novembro de 2018). «Arrow season 7 reveals huge twist for major character». Digital Spy. Consultado em 10 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 6 de novembro de 2018 
  8. Bucksbaum, Sydney (3 de novembro de 2018). «DC TV Watch: 'Arrow' Villain Levels Up». The Hollywood Reporter. Consultado em 14 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 3 de novembro de 2018 
  9. «Arrow: "Unmasked" Photos». IGN. 3 de dezembro de 2018. Consultado em 5 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 5 de dezembro de 2018 
  10. a b Aguilera, Leanne (11 de fevereiro de 2019). «Meet Mia Smoak! 'Arrow' Star Katherine McNamara Dishes on Playing Oliver and Felicity's Daughter (Exclusive)». ET Online. Consultado em 11 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2019 
  11. Shoemaker, Allison (21 de janeiro de 2019). «Emiko introduces herself on a universe-expanding Arrow». The A.V. Club. Consultado em 27 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2019 
  12. a b c Burlingame, Russ (12 de fevereiro de 2019). «Exclusive: 'Arrow' Recruits Connor Hawke In a Recurring Role». Comicbook.com. Consultado em 12 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2019 
  13. a b Petski, Denise (4 de março de 2019). «'Arrow': Adrian Paul To Recur As Dante In CW Series». Deadline Hollywood. Consultado em 31 de março de 2019. Cópia arquivada em 31 de março de 2019 
  14. Flook, Ray (24 de março de 2019). «'Arrow' Season 7, Episode 17 "Inheritance": Felicity Must Choose [Preview]». Bleeding Cool. Consultado em 27 de março de 2019. Cópia arquivada em 27 de março de 2019 
  15. Shoemaker, Allison (2 de agosto de 2018). «GLOW's Sydelle Noel will return to Arrow this season». Consequence of Sound. Consultado em 30 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2018 
  16. Schedeen, Jesse (5 de novembro de 2018). «Arrow season 7, episode 4: "Level Two" review». IGN. Consultado em 14 de novembro de 2018 
  17. Schedeen, Jesse (13 de novembro de 2018). «Arrow season 7, episode 5: "The Demon" review». IGN. Consultado em 14 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 14 de novembro de 2018 
  18. Damore, Meagan (19 de novembro de 2018). «Arrow: Longtime Character Finally Gets His Comic Book Moniker». Comic Book Resources. Consultado em 21 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 21 de novembro de 2018 
  19. «Filmographie Aleks Paunovic». AlloCiné. Consultado em 25 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 25 de dezembro de 2018 
  20. Burlingame, Russ (3 de dezembro de 2018). «'Arrow': "Unmasked" Has a Surprising Tie to Season One». Comicbook.com. Consultado em 3 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2018 
  21. a b Agard, Chancellor (2 de dezembro de 2018). «Supergirl post-credit scene teases the Monitor's plan in 'Elseworlds' crossover». Entertainment Weekly. Consultado em 3 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2018 
  22. a b c d e f g Bryant, Jacob (10 de dezembro de 2018). «'Elseworlds, Part 2' Recap: Batwoman's 'Arrowverse' Story Begins». Variety. Consultado em 12 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2018 
  23. Ramos, Dino-Ray (22 de agosto de 2018). «Tyler Hoechlin Returns As Superman For Annual CW Superhero Crossover With Lois Lane». Deadline Hollywood. Consultado em 22 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 22 de agosto de 2018 
  24. Agard, Chancellor (2 de novembro de 2018). «Arrowverse 'Elseworlds' crossover to feature DC villain Psycho-Pirate». Entertainment Weekly. Consultado em 2 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2018 
  25. a b c Anderson, Jenna (10 de dezembro de 2018). «"Elseworlds" Part 2 Sees the Return of Multiple Arrowverse Villains». Comicbook.com. Consultado em 10 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 11 de janeiro de 2019 
  26. a b c Burlingame, Russ (11 de janeiro de 2019). «'Arrow' Brings Back Cupid, Deathstroke II, and China White in "Past Sins"». Comicbook.com. Consultado em 12 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 12 de janeiro de 2019 
  27. Martinez, Alejandro (23 de janeiro de 2019). «Arrow se llena de referencias: ¿Posible villano de Batwoman?». Pulp Fiction Cine. Consultado em 27 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2019 
  28. Schedeen, Jesse (29 de janeiro de 2019). «Arrow Season 7, Episode 11: "Past Sins" Review». IGN. Consultado em 30 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2019 
  29. Wong, Nelson (20 de janeiro de 2019). «Nelson Wong on Instagram [@nelsonwongactor]». Instagram. Consultado em 11 de fevereiro de 2019 
  30. a b c d e Drum, Nicole (4 de fevereiro de 2019). «'Arrow': Every Character Who Returns in "Emerald Archer"». Comicbook.com. Consultado em 4 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2019 
  31. Anderson, Jenna (4 de fevereiro de 2019). «'Arrow': Easter Eggs and DC Comics References in "Emerald Archer"». Comicbook.com. Consultado em 11 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2019 
  32. Matt Webb Mitovich (17 de janeiro de 2019). «Arrow's 150th Episode Twist Revealed — How Does Kelsey Grammer Fit In?». TV Line. Consultado em 15 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 17 de julho de 2019 
  33. Harrington, Delia (11 de fevereiro de 2019). «Arrow Season 7 Episode 13 Review: Star City Slayer». Den of Geek!. Consultado em 11 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 12 de fevereiro de 2019 
  34. Mills, Joey (28 de abril de 2019). «'Arrow' Season 7, Episode 20 "Confessions": There Can Be Only One (Half-Sister)! [Preview]». Bleeding Cool. Consultado em 30 de abril de 2019. Cópia arquivada em 30 de abril de 2019 
  35. Anderson, Stephen (12 de março de 2019). «'Arrow' 7×15 recap: Oliver brings Team Arrow back together but with a twist». Talk Nerdy With Us. Consultado em 18 de março de 2019 
  36. Mills, Joey (8 de março de 2019). «'Arrow' Season 7, Episode 15 "Training Day": Gorilla Grodd Ain't Got S**t on Ollie! [PREVIEW]». Bleeding Cool. Consultado em 11 de março de 2019 
  37. Shoemaker, Allison (19 de março de 2019). «Arrow peeks into the overstuffed future and finds family drama and Spider-Man». The A.V. Club. Consultado em 20 de março de 2019. Cópia arquivada em 20 de março de 2019 
  38. Robertson, Jessie (26 de março de 2019). «Arrow Season 7 Episode 17 Review - 'Inheritance'». Flickering Myth. Consultado em 27 de março de 2019 
  39. Cech, Miya [@miyacech] (25 de março de 2019). «Who's watching @CW_Arrow tonight? 😉🏹 #youngemiko» (Tweet) – via Twitter 
  40. «Inheritance (2019) - 17. díl (7. série)». FDb. Consultado em 31 de março de 2019 
  41. «(#718) "Lost Canary"». The Futon Critic. Consultado em 28 de março de 2019 
  42. «(#719) "Spartan"». The Futon Critic. Consultado em 4 de abril de 2019 
  43. Mitovich, Matt Webb (3 de maio de 2019). «Arrow Photos: Tommy Merlyn 'Returns'... to Bust Oliver's Chops?». TVLine. Consultado em 3 de maio de 2019. Cópia arquivada em 3 de maio de 2019 
  44. «"You Have Saved This City" – Arrow S07E22 (and S07) Review». TV Maze. 14 de maio de 2019. Consultado em 14 de maio de 2019. Cópia arquivada em 14 de maio de 2019 
  45. a b Porter, Rick (13 de outubro de 2017). «'Will & Grace,' 'Grey's Anatomy,' 'Gotham' and NFL adjust up: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 13 de outubro de 2017 
  46. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  47. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  48. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  49. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  50. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  51. a b ref>Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  52. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  53. a b Porter, Rick (20 de outubro de 2017). «'Gotham' and 'Supernatural' adjust up, 'Arrow' adjusts down, final NFL numbers: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2017 
  54. a b Rejent, Joseph (23 de janeiro de 2019). «'The Bachelor,' 'The Passage,' everything else unchanged: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de janeiro de 2019 
  55. a b Rejent, Joseph (29 de janeiro de 2019). «'Magnum P.I.' adjusts up: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  56. a b Rejent, Joseph (5 de fevereiro de 2019). «'The Bachelor,' 'The Neighborhood,' 'The Passage,' all other shows hold: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de fevereiro de 2019 
  57. a b Rejent, Joseph (12 de fevereiro de 2019). «'The Bachelor' adjusts up, 'Man with a Plan' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de fevereiro de 2019 
  58. a b Rejent, Joseph (5 de março de 2019). «'The Voice,' 'The Passage' adjust up, 'The Resident' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de março de 2019 
  59. a b Rejent, Joseph (12 de março de 2019). «'Man with a Plan' adjusts up, 'The Good Doctor' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de março de 2019 
  60. a b Rejent, Joseph (19 de março de 2019). «'American Idol' adjusts up: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 19 de março de 2019 
  61. a b Rejent, Joseph (26 de março de 2019). «'The Voice,' 'American Idol,' 'The Neighborhood,' all others hold: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 26 de março de 2019 
  62. a b Rejent, Joseph (16 de abril de 2019). «'The Resident,' 'Man with a Plan' adjust up, 'The Code' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de abril de 2019 
  63. a b Rejent, Joseph (23 de abril de 2019). «'DC's Legends of Tomorrow' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de abril de 2019 
  64. a b Rejent, Joseph (30 de abril de 2019). «'The Big Bang Theory' rerun adjusts up: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 30 de abril de 2019 
  65. a b Rejent, Joseph (7 de maio de 2019). «'Man with a Plan' adjusts up, 'The Fix' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de maio de 2019 
  66. a b Rejent, Joseph (14 de maio de 2019). «'The Voice' adjusts down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de maio de 2019 
  67. Abrams, Natalie (7 de janeiro de 2018). «CW boss 'optimistic' that Arrow, Flash, Supergirl, and Legends will return». Entertainment Weekly. Consultado em 3 de abril de 2018. Cópia arquivada em 3 de abril de 2018 
  68. Goldberg, Leslie (2 de abril de 2018). «'Riverdale,' 'Flash,' 'Supernatural' Among 10 CW Renewals». The Hollywood Reporter. Consultado em 2 de abril de 2018. Cópia arquivada em 2 de abril de 2018 
  69. Andreeva, Nellie (17 de abril de 2018). «'Arrow': Beth Schwartz Named New Showrunner, Wendy Mericle Exits, Marc Guggenheim To Be Consultant on 2 Shows». Deadline Hollywood. Consultado em 7 de julho de 2018. Cópia arquivada em 19 de junho de 2018 
  70. Mitovich, Matt Webb (17 de maio de 2018). «Arrow Boss: 'Unconventional' Finale Packs 'Emotional Wallops,' Plus a Big DC Comics Tease for Season 7». TVLine. Consultado em 22 de julho de 2018. Cópia arquivada em 24 de julho de 2018 
  71. a b Mitovich, Matt Webb (11 de outubro de 2018). «Arrow Promotes Kirk Acevedo to Series Regular for Season 7». TVLine. Consultado em 11 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 11 de outubro de 2018 
  72. Agard, Chancellor (21 de julho de 2018). «'Arrow' casts Longbow Hunters, announces returning villains for season 7». Entertainment Weekly. Consultado em 22 de julho de 2018. Cópia arquivada em 22 de julho de 2018 
  73. Damore, Meagan (29 de agosto de 2018). «Arrow's New Showrunner Says Season 7 Has A Very Specific Theme». Comic Book Resources. Consultado em 3 de setembro de 2018. Cópia arquivada em 30 de agosto de 2018 
  74. a b c Bucksbaum, Sydney (20 de outubro de 2018). «DC TV Watch: New 'Arrow' Showrunner Dives Deep Into Those Flash-Forwards». The Hollywood Reporter. Consultado em 20 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 20 de outubro de 2018 
  75. Harrington, Delia (20 de setembro de 2018). «Arrow Season 7: What's Next». Den of Geek!. Consultado em 20 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 20 de outubro de 2018 
  76. a b c Radish, Christina (15 de outubro de 2018). «'Arrow' EP on That Shocking New Storyline, Keeping the Show Grounded, and More». Collider. Consultado em 20 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 15 de outubro de 2018 
  77. Morrison, Matt (31 de julho de 2018). «Arrow Season 7 Tone Is Similar To First Season». Screen Rant. Consultado em 2 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 1 de agosto de 2018 
  78. Stauffer, Derek (30 de maio de 2018). «Arrow Season 7 Writers Room Photo Is Mostly Women». Screen Rant. Consultado em 7 de julho de 2018. Cópia arquivada em 11 de julho de 2018 
  79. Jeffrey, Morgan (27 de julho de 2018). «Arrow season 7 is NOT based on scrapped Super Max movie». Digital Spy. Consultado em 7 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 2 de agosto de 2018 
  80. Wickline, Dan (21 de maio de 2018). «Arrow's Stephen Amell Teases a New Storytelling Technique for Season 7». Bleeding Cool. Consultado em 23 de julho de 2018. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2018 
  81. Arvedon, Jon (17 de junho de 2018). «Arrow's Amell wants next season to be written like it's the last». Comic Book Resources. Consultado em 23 de julho de 2018. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2018 
  82. a b Drum, Nicole (13 de maio de 2018). «'Arrow': Stephen Amell Confirms David Ramsey Directing Season 7 Episode». Comicbook.com. Consultado em 6 de julho de 2018. Cópia arquivada em 11 de julho de 2018 
  83. Abrams, Natalie (2 de maio de 2018). «Another major Arrow actor exiting ahead of season 7». Entertainment Weekly. Consultado em 8 de julho de 2018. Cópia arquivada em 19 de maio de 2018 
  84. Comtois, James (4 de fevereiro de 2019). «Exclusive clip: A beloved blast from the past returns in Arrow's 150th episode». SYFY WIRE. Consultado em 5 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 4 de fevereiro de 2019 
  85. Mitovich, Matt Webb; Mitovich, Matt Webb (5 de fevereiro de 2019). «Arrow Episode 150 Recap: Which 'Return' Delighted You Most? And What New(-ish) Character Did We Meet?». TVLine. Consultado em 5 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2019 
  86. Goldberg, Lesley (9 de abril de 2018). «'Arrow': Colton Haynes Officially Returning as Season 7 Regular». The Hollywood Reporter. Consultado em 9 de abril de 2018. Cópia arquivada em 9 de abril de 2018 
  87. Outlaw, Kofi (24 de maio de 2018). «Colton Haynes Is Returning To 'Arrow' As Earth-One Roy Harper». Comicbook.com. Consultado em 6 de julho de 2018. Cópia arquivada em 24 de maio de 2018 
  88. Agard, Chancellor (3 de dezembro de 2018). «Arrow recap: The new Green Arrow is unmasked!». Entertainment Weekly. Consultado em 3 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2018 
  89. Mitovich, Matt Webb (20 de janeiro de 2019). «Arrow Sneak Peek: What Does the New Green Arrow Think of Oliver Queen?». TVLine. Consultado em 21 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2019 
  90. Agard, Chancellor (11 de fevereiro de 2019). «Arrow star on their shocking exit from the show: 'It's not the end of [Spoiler]'». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 1 de agosto de 2019 
  91. Joest, Mick (5 de março de 2019). «Arrow Just Featured A Big Exit, And Some Fans Are Pissed». Cinema Blend. Consultado em 18 de março de 2019. Cópia arquivada em 5 de março de 2019 
  92. Bennett, Anita (30 de março de 2019). «'Arrow' Actress Emily Bett Rickards Announces Exit Ahead Of Final Season». Deadline Hollywood. Consultado em 30 de março de 2019. Cópia arquivada em 30 de março de 2019 
  93. Ausiello, Michael (21 de setembro de 2018). «Arrow Season 7: Shadowhunters' Katherine McNamara Joins Cast». TVLine. Consultado em 21 de setembro de 2018. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2018 
  94. David-Jones, Joseph (15 de março de 2019). «Loved this scene from Monday's episode of #arrow How awesome was Aiden Stoxx as little Connor?! Lol but when production told me @officialmichaeljai was gonna be my dad in this timeline all I could think about was #blackdynamite 😂😂😂 #connorhawke». Facebook. Consultado em 29 de abril de 2019 
  95. Cronin, Brian (6 de julho de 2018). «Arrow cast reunites for photo as season 7 begins production». Comic Book Resources. Consultado em 7 de julho de 2018. Cópia arquivada em 11 de julho de 2018 
  96. «DGC BC Production List» (PDF). Directors Guild of Canada. 22 de junho de 2018. Consultado em 9 de março de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 22 de junho de 2018 
  97. Delgadillo, Nicolas (13 de agosto de 2018). «Stephen Amell Trying To Grow His Beard For Comics-Accurate Green Arrow Look». Screen Rant. Consultado em 15 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 14 de agosto de 2018 
  98. «Arrow Season 7 Wraps Production». Comic Book Resources. 11 de abril de 2019. Consultado em 12 de abril de 2019. Cópia arquivada em 12 de abril de 2019 
  99. Abrams, Natalie (17 de maio de 2018). «Next CW superhero crossover to introduce Batwoman». Entertainment Weekly. Consultado em 8 de julho de 2018. Cópia arquivada em 6 de julho de 2018 
  100. Swift, Andy (17 de julho de 2018). «Batwoman TV Series in Development, Will Feature Out Lesbian Kate Kane». TVLine. Consultado em 17 de julho de 2018. Cópia arquivada em 17 de julho de 2018 
  101. Mitovitch, Matt Webb (26 de setembro de 2018). «Arrowverse Crossover Theme Is 'Elseworlds,' Casts Multiverse Observer». TV Line. Consultado em 26 de setembro de 2018. Cópia arquivada em 26 de setembro de 2018 
  102. MacDonald, Lindsay (4 de fevereiro de 2019). «Arrow's 150th Episode: Holy Cameos, Batman!». TV Guide. Consultado em 5 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2019 
  103. Ramos, Dino-Ray (25 de junho de 2018). «Comic-Con: Warner Bros TV Goes Big With 'Riverdale' Hall H Debut, 'Arrow' Return, 'Black Lightning' + More». Deadline Hollywood. Consultado em 11 de julho de 2018. Cópia arquivada em 25 de junho de 2018 
  104. a b Andreeva, Nellie; Petski, Denise (17 de maio de 2018). «The CW Fall 2018-19 Schedule: 'Supergirl' Moves To Sunday, Paired With 'Charmed'; 'Arrow' To 'Monday; 'Jane' To Midseason». Deadline Hollywood. Consultado em 7 de julho de 2018. Cópia arquivada em 15 de junho de 2018 
  105. Bradley, Dan (22 de maio de 2019). «'Arrow' Season 7 Blu-ray and DVD Set for August 20th Release Date». The HD Room. Consultado em 24 de maio de 2019. Cópia arquivada em 24 de maio de 2019 
  106. «Arrow: Season 7 (2018)». Rotten Tomatoes. Fandango. Consultado em 4 de maio de 2020. Cópia arquivada em 11 de maio de 2019 
  107. Harrington, Delia (16 de outubro de 2018). «Arrow Season 7 Episode 1 Review: Inmate #4587». Den of Geek. Consultado em 22 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 22 de outubro de 2018 
  108. Schedeen, Jesse (15 de outubro de 2018). «Arrow Season 7 premiere: "Inmate 4587" review». IGN. Consultado em 22 de outubro de 2018 
  109. Agard, Chancellor (15 de outubro de 2018). «Arrow premiere recap: The struggle is real for Oliver and Felicity». Entertainment Weekly. Consultado em 29 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 29 de outubro de 2018 
  110. a b Shoemaker, Allison (16 de outubro de 2018). «Arrow confidently enters a new era, though it seems a little Lost». The A.V. Club. Consultado em 30 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 16 de outubro de 2018 
  111. Pucci, Douglas (30 de outubro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Rookie' Debut on ABC Ranks in Top Ten for Raw Viewer Gains». Programming Insider. Consultado em 30 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 26 de novembro de 2018 
  112. Pucci, Douglas (6 de novembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'D.C.'s Legends of Tomorrow' Season Premiere Ranks Third in Adults 18-49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 7 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 7 de novembro de 2018 
  113. Pucci, Douglas (13 de novembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: ABC Drama 'A Million Little Things' Leads in Adults 18-49 Percentage Gains for the Second Time This Season». Programming Insider. Consultado em 13 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 26 de novembro de 2018 
  114. Pucci, Douglas (21 de novembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'Manifest' on NBC Leads All Gains for the Week». Programming Insider. Consultado em 21 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 21 de novembro de 2018 
  115. Pucci, Douglas (28 de novembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Rookie' on ABC Tops Viewer Percentage Gains for Broadcast Network Telecasts». Programming Insider. Consultado em 28 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2018 
  116. Pucci, Douglas (4 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'A Charlie Brown Thanksgiving' on ABC Tops Holiday Specials for the Week in Overall Gains». Programming Insider. Consultado em 4 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2018 
  117. Pucci, Douglas (11 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'Olaf's Frozen Adventure' Earns More Gains Than 'Rudolph the Red-Nosed Reindeer' Gains». Programming Insider. Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  118. Pucci, Douglas (19 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: Fall Finales of 'The Big Bang Theory' and 'The Good Doctor' Lead All Telecasts in Overall Gains». Programming Insider. Consultado em 19 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2019 
  119. Pucci, Douglas (26 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: ABC's 'Modern Family' and 'A Million Little Things' Lead in Raw Adults 18-49 Gains». Programming Insider. Consultado em 26 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 26 de dezembro de 2018 
  120. Pucci, Douglas (7 de fevereiro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: All Five 'Big Brother: Celebrity Edition' Episodes Rank in Top 30 of Adults 18-49 Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 7 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2019 
  121. Otterson, Joe (19 de fevereiro de 2019). «Live+7 Ratings for Week of Jan. 28: Super Bowl LIII Clobbers Competition». Variety. Consultado em 19 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 19 de fevereiro de 2019 
  122. Pucci, Douglas (20 de fevereiro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Manifest' Tops All Telecasts in Adults 18-49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 20 de fevereiro de 2019 
  123. Pucci, Douglas (26 de fevereiro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Rookie' Leads in Overall Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 26 de fevereiro de 2019 
  124. Pucci, Douglas (20 de março de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Blacklist' Tops Broadcast Telecasts in Adults 18-49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 20 de março de 2019. Cópia arquivada em 20 de março de 2019 
  125. Pucci, Douglas (26 de março de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Passage' on Fox Concludes its Season with Modest Gains». Programming Insider. Consultado em 26 de março de 2019. Cópia arquivada em 26 de março de 2019 
  126. Pucci, Douglas (3 de abril de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Orville' on Fox Leads Broadcast Network Telecasts in Percentage Gains Among Adults 18-49». Programming Insider. Consultado em 3 de abril de 2019. Cópia arquivada em 3 de abril de 2019 
  127. Pucci, Douglas (13 de abril de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Grey's Anatomy: Silent All These Years' Episode on ABC Runner-Up Among Broadcast Network Telecasts in Adults 18-49 Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 13 de abril de 2019. Cópia arquivada em 13 de abril de 2019 
  128. Pucci, Douglas (30 de abril de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Rookie' Season Finale Ranks Fifth in Adults 18-49 Gains, Runner-Up in Viewer Lifts». Programming Insider. Consultado em 30 de abril de 2019. Cópia arquivada em 1 de maio de 2019 
  129. Pucci, Douglas (8 de maio de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Jane the Virgin' and 'Whiskey Cavalier' Each More Than Double Their Respective Same-Day Demos and Viewers». Programming Insider. Consultado em 8 de maio de 2019. Cópia arquivada em 8 de maio de 2019 
  130. Pucci, Douglas (19 de maio de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Big Bang Theory' Leads Broadcast Networks in Raw Gains Among Adults 18-49 for Third Consecutive Week». Programming Insider. Consultado em 19 de maio de 2019. Cópia arquivada em 19 de maio de 2019 
  131. Pucci, Douglas (23 de maio de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Whiskey Cavalier' Leads in Percentage Gains with Viewers and Demos». Programming Insider. Consultado em 23 de maio de 2019. Cópia arquivada em 23 de maio de 2019 
  132. Pucci, Douglas (30 de maio de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Big Bang Theory' Series Finale Gains Most Total Viewers for Any Telecast in Six Months». Programming Insider. Consultado em 30 de maio de 2019 
  133. «2019 Nominees & Winners by Name». leoawards.com. Motion Picture Arts & Sciences Foundation of British Columbia. Consultado em 23 de junho de 2019. Cópia arquivada em 23 de junho de 2019 
  134. a b c Todisco, Eric (12 de agosto de 2019). «Teen Choice Awards 2019: See the Complete List of Winners». People. Consultado em 12 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2019 
  135. «The 45th Annual Saturn Awards 2019 Nominations» (PDF). Saturn Awards. Consultado em 16 de julho de 2019. Cópia arquivada (PDF) em 16 de julho de 2019