Triexifenidil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Artane)
Trihexyphenidyl - (RS)-1-cyclohexyl-1-phenyl-3-(1-piperidyl)propan-1-ol

Triexifenidil, comercializado como Artane, é um anticolinérgico indicado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo.[1] Segundo informações do fabricante Apsen e bula elaborada pelo MedicinaNet e outros, o Artane (cloridrato de triexifenidil) exerce um efeito inibitório direto sobre o Sistema Nervoso Parassimpático. Também possui efeito relaxante na musculatura lisa, exercido tanto diretamente, sobre o próprio tecido muscular, como indiretamente, através de um efeito inibitório sobre o Sistema Parassimpático. Suas propriedades terapêuticas são similares às da atropina, embora os efeitos colaterais indesejáveis sejam, geralmente, menos frequentes e graves do que com esta substância.

O uso de anticolinérgicos como substancia psicoativa (de modificação da psique) em geral, tanto de origem vegetal como os sintetizados em laboratório, atuam principalmente produzindo delírios e alucinações que dependem da personalidade do indivíduo e de sua condição,[2] distinguindo-se porém das substancias classificadas impropriamente como alucinógenos por sua capacidade induzir perda da consciência e amnésia temporária por ação no sistema nervoso central.[3] Observe-se que as bulas do medicamento (op cit.) referem-se a manifestações psiquiátricas tipo delirium, alucinações e paranóia, com a ressalva, que todas elas podem ocorrer com qualquer medicamento semelhante à atropina, foram raramente relatados com Artane (cloridrato de triexifenidil) mas considera que efeitos colaterais potenciais associados ao uso de qualquer medicamento semelhante à atropina incluem também as disfunções cognitivas, confusão e prejuízo da memória.

Estereoquímica[editar | editar código-fonte]

Triexifenidil contém um estereocentro e consiste em dois enantiómeros. Este é um racemato, ou seja, uma mistura 1:1 dos isômeros (R)- e (S)-:[4]

Enantiômeros de trihexifenidil

CAS-Nummer: 40520-25-0

CAS-Nummer: 40520-24-9

Referências

  1. Artane, eMedTV Nov. 2012
  2. Anticolinérgicos. Ministério da Justiça. Informações sobre drogas / Tipo de drogas Nov. 2012
  3. Bustamante SE, Morales MA, Farmacología de los antagonistas muscarínicos. Apuntes Docentes Enfermería 2002; 1-9 PDF Maio 2011
  4. Rote Liste Service GmbH (Hrsg.): Rote Liste 2017 – Arzneimittelverzeichnis für Deutschland (einschließlich EU-Zulassungen und bestimmter Medizinprodukte). Rote Liste Service GmbH, Frankfurt/Main, 2017, Aufl. 57, ISBN 978-3-946057-10-9, S. 224.


Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.