Arte aplicada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Flaconete para perfume com superfície altamente ornamentada, podendo ser considerado um trabalho de arte aplicada

Arte aplicada ou utilitária[1] é o termo usado para determinar um tipo de arte que seja útil. Ao contrário do conceito de "arte pela arte", não é apenas uma forma de expressão artística, conceito este que é essencial às artes atualmente. Arte aplicada também costuma ser considerado um termo antiquado para definir as atividades e profissões ligadas ao design.

Essa dicotomia entre artes e artes aplicadas tem sido considerada por alguns como uma das distorções na classificação das atividades "artísticas", fruto de preconceitos sobre os pré-requisitos e status de um artista. A origem desse fenômeno está na separação profissional entre artista e artesão e, mais tarde, no século XIX, com a divisão entre artista e designer. A arte aplicada se diferencia da obra de arte por ser, a maioria das vezes, a arte aplicada, um objeto cotidiano.

Um vaso e seu suporteː um exemplo de arte aplicada
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Arte aplicada

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências